sábado, 10 de julho de 2010

CORPO E CULTURA

Prorrogadas as inscrições até 15 de julho no curso avançado Corpo e Cultura com a professora Maria Helena Lira (UFPE). Este curso será realizado nos meses de agosto, setembro e outubro na Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco. É necessário apresentar currículo e passar por uma entrevista, pois, o número de vagas é limitado. O curso é gratuito.
PROGRAMA ESTUDOS DA CULTURA: FORMAÇÃO EM ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEAS – SEMINÁRIOS AVANÇADOS 2010
O programa tem por objetivo estabelecer um espaço de reflexão e produção, na forma de seminário avançado, que estimule a discussão e formulação de pensamento crítico e conceitual sobre temáticas relacionadas à cultura contemporânea. Os cursos oferecidos irão propiciar o estudo, a pesquisa, a produção e difusão do pensamento crítico e conceitual sobre diversos aspectos da contemporaneidade, estabelecendo relações entre os diversos campos do conhecimento e as diversas linguagens utilizadas no campo da cultura. O programa atende a missão de formação e capacitação de profissionais.
CORPO E CULTURA: O objetivo deste curso é promover uma discussão acerca das transformações e influências que o corpo humano vem sofrendo no mundo contemporâneo, reconhecendo as ambigüidades que circulam entre suas práticas. Em algumas circunstâncias o corpo é o protagonista do discurso da qualidade de vida, do cuidado de si, da boa forma e do bem-estar. Ao mesmo tempo, o corpo se torna palco de constrangimentos justificados pelos mitos à beleza, magreza e eterna juventude. Pretendemos abordar temáticas que ajudem a identificar alguns elementos que colocam o corpo nesse e em outros paradoxos contemporâneos, onde, por um momento, ele é adorado como imagem e em outras circunstâncias suas formas e práticas são consideradas praticamente um desvio de conduta. Para tanto, convidamos os interessados a lançar um olhar sobre as relações que são travadas sobre o corpo, através de uma perspectiva histórica, pedagógica e social.
PROFESSORA: MARIA HELENA LIRA – É mestre em Educação (UFPE-2009) e possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e professora substituta da mesma instituição, com experiência na área de Educação e Educação Física, pesquisando temas relacionados à corporeidade e a educação.
PERÍODO: 04 de agosto a 27 de outubro de 2010
VAGAS: no máximo 20 alunos HORÁRIO: quartas-feiras, das 14h às 18h Natália Barros Coordenadora de Difusão CulturalDiretoria de Cultura - DIC
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ 81.3073-665981.8762-3430

Nenhum comentário:

Postar um comentário