segunda-feira, 6 de junho de 2011

SOBRE A QUESTÃO DO BEIJO GAY NA FESTA EM NATAL/RN

Há muito preconceito nesses horizontes camuflados em Natal. Lendo comentários em alguns blogs é engraçado ver como muitos se antecipam com justificativas – não sou preconceituoso ou homofóbico e em seguida vem com lógicas incoerentes e preconceituosas. São sim, muito preconceituosas. Infelizmente são pessoas que se travestem em uma fala sutil citando Deus ou crianças, mas de alto teor opressivo. O tempo contemporâneo será cada vez mais por uma luta de espaços iguais e redefinição de valores e conceitos.

Os heteros, a igreja, e todos os ditos valores morais sempre incutiram formas de opressão de todos os tipos e que fazem muitos acreditarem que seu universo é a sua zona de conforto ou disseminam uma idéia de exclusão... ‘Eles não podem fazer isso! Imagina!"... quem não lembra dos loucos que queriam exterminar um povo inteiro? 'Vamos criar um povo puro!' Já vimos essa história e a vemos a todo instante nos gays mortos com requintes de crueldade.

Há séculos, índios, negros, mulheres, nordestinos, portadores de deficiência, gays e tantos outros são forçados a acreditar numa inferioridade que não existe, assim como não existe lugar propício para um beijo gay. Todo lugar é lugar para um beijo gay. Todos temos direito a plenitude, mas alguns não querem abrir mão disso para os outros.

Não se iludam com essa questão de que as crianças estão sendo desrespeitadas. Não estão. Esse é o discurso de pais preconceitusosos, não o delas. Essas mesmas crianças vão lidar com amigos(as), colegas de trabalho, chefes, políticos, médicos gays. Essa resistência para aceitar algo que é comum e normal é ridícula.

O fato é que o beijo do casal incomodou alguém a ponto deste, possivelmente, ir reclamar com o cerimonialista e este, por sua vez, acatar um ponto de vista machista e hoje, já é constatado que toda sociedade machista é mais violenta. E a violência é manifestada de diversas formas, inclusive nesse senso errôneo e opressivo de achar que alguns têm o direito de se sentir ‘ofendidos’ e determinar regras para as minorias seja por causa de um selinho, beijo ou beijaço.

Pois bem, a discriminação e o preconceito também ofendem. Se alguém se sente ofendido por um beijo homo, então podemos nos sentir ofendidos por um beijo hetero. Sentir ofendidos, até podemos, mas não podemos limitar a liberdade de ação de cada um ou restringi-la, desde que não seja risco de vida a si ou a outros – o que não foi o caso do beijo. Queria muito ouvir a dona da festa sobre tudo isso que não tem nada a ver com o acontecido, afinal, pelo o que se consta, não foi ela quem reclamou do beijo.

Essa concepção judaico-cristã de moral ou ‘verdades implícitas’, com um Deus repressor, para mim é completamente errônea, mas as pessoas adoram se sentir aprisionadas a ignorância. São pessoas que adoram posar belos nas fotos das colunas e falar mal de todos por trás. Estas pessoas, em geral, são sexistas, etnocêntricas e homofóbicas. Entenda homofobia não somente como violência, mas um conjunto de sentimentos (aversão, raiva, ódio, desprezo, medo, desconfiança, olhar torto, desconforto, ódio, bullying etc) tão fáceis de identificar em muitos gestos e comentários por aí.

Até entendo que alguns não saibam lidar com a diferença, com a mudança da sociedade... mas a sua inabilidade em não saber lidar com isso, não vai parar a mudança na sociedade. Os direitos e deveres evoluem, esta aí o Supremo para dizer isso a todos os brasileiros e a construção de um mundo melhor, com gentileza que gera gentileza, passa fundalmentalmente pela recusa a intolerância porque por trás dessa dita moral existe uma relação de poder.

Ano passado, dei um beijo maravilhoso, longo, demorado, caliente na festa de aniversário de Cida e foi um beijo gay e ninguém influenciado por uma dita moral absolutista veio dizer "Ei, você está constrangindo fulano... Ei, aqui isso não pode!". Cida e Riccard8 sabem respeitar a diversidade, o amor, a verdade que cada um escreve do seu jeito, da sua forma, numa constante evolução e amadurecimento. A pessoa quem eu beijei é alguém que admiro muito, que gosto bastante, mas não era meu namorado, infelizmente. Beijei porque queria beijar e queríamos há muito nos beijarmos... há muito tempo, diferente até do casal da festa, há muitos anos juntos, numa relação estável. Não houve momento errado. Não houve lugar errado. Houve o amor aflorando naquele momento eu por ele e ele por mim e o mesmo aconteceu entre o casal da festa.

Essa humanidade e amor ao próximo de Cida e Riccard8 San Martini são inigualáveis e destoa totalmente dessa 'alta sociedade natalense' hipócrita, machista e preconceituosa composta por alguns que são domesticados a acreditar em consumismo, mídia e 'status' que somente os preenche de vazios substanciais na vida. Vazios tão intensos que os impedem de pensar com amor no coração e então, elas passam a querer impor regras e negações a todos porque não conseguem aceitar que muitos vivem bem seus caminhos diferenciados, com sua liberdade, com a descoberta de encontrar novas possibilidades para a vida livre de grilhões tão antigos quanto estes.

Um dos erros primordiais de tudo isso foi querer impor uma verdade e uma única visão a dois convidados. Não, meus queridos, não eram apenas dois convidados, foram milhões de convidados representados naqueles dois homens que se beijavam e todos nós já estamos cansados dessa opressão e desse discurso fundamentalista que eles estavam exagerando...

É por causa dessa mesma opressão que mulheres de todo o mundo têm ido às ruas para defender que não importa a forma como elas se vestem. Elas têm que ser respeitadas da mesma maneira. Não é porque estão vestidas da forma que querem que elas 'estavam pedindo' para serem violentadas. É essa mesma opressão que faz com que milhões de gays reunam-se nas paradas para fazer valer sua identidade, seus direitos e sua presença no mundo. É por essa mesma opressão que se luta contra a violência em todas as suas formas.

Haverá um dia, que vamos respeitar a diferença sem nos sentirmos ofendidos e entendermos que o amor se manifesta de inúmeras maneiras e que o seu não é melhor que o meu, mas que todos tem direito a expressá-lo da forma que quisermos.


2 comentários:

  1. Isso foi a coisa mais VERDADEIRA e correta que lemos ate agora!!! Muito obrigado!!! voce nao sabe o bem que isto esta nos fazendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo poder de interpretar um fato e transforma-lo numa notícia verdadeira sem meias palavras e conotações duvidosas. PARABÉNS.

    ResponderExcluir