domingo, 10 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA JEAN SARTIEF NA GALERIA CONVIV'ART


               Nesta, quinta-feira, dia 14 de junho, às 19h, abre na galeria do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, NAC, a primeira exposição individual do artista potiguar Jean Sartief com um trabalho de retrospectiva de sua conhecida ação de arte de troca de mensagens.

                Sartief já participou de várias exposições coletivas em Natal e em outros estados, mas essa é a primeira vez que embarca numa proposição individual tendo como base a famosa  ação de trocas de mensagens no espaço público que tem o sugestivo e poético título PALAVRA DE UM SÓ MOMENTO PARA UM ESPÍRITO HUMANO QUE DESEJA ARDENTEMENTE.

                É dialogando com diferentes pessoas nas ruas que a proposta artística acontece.. Detalhe, o artista não escreve as mensagens, ele apenas as troca entre os passantes. A mensagem de um vai para outro e assim sucessivamente numa rede interminável.

                “Eu escuto, converso, sinto, indago, mas ao final é a pessoa que vai me escrever a mensagem que será trocada por outra e assim por diante. É esse outro, o que ele tem a dizer que me interessa. É esse olhar para si e para o mundo, um mundo que pode ser sua rua, sua casa, sua última viagem ou a briga com seu vizinho e até mesmo contra a prefeita”.

                Sartief realiza um registro fotográfico dos mais interessantes. Na exposição estarão presentes os gestos, o ato de segurar a prancheta e o ato de escrever; será possível visualizar um grande painel com mensagens (das mais de mil mensagens do projeto ele selecionou aproximadamente cem delas para a exposição).

                Jean Sartief já participou de várias exposições e sua obra de troca de mensagens aborda questões como deslocamentos urbanos, linguagens, afetividades, percepção-ativa, arte colaborativa entre outros.


                  No facebook do artista (Jean Sartief) pode ser visualizado o álbum com alguns depoimentos que ele faz sobre algumas imagens. Vale a pena. Clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário