sexta-feira, 10 de julho de 2009

FUNDAÇÃO CARTIER ABRE ESPAÇO PARA A PIXAÇÃO

Foto:http://revistatrip.uol.com.br/so-no-site/reportagens/o-dia-em-que-o-mundo-descobriu-a-pichacao.html#3

A Fundação Cartier abriu neste último domingo, dia 5, uma retrospectiva mundial sobre o grafite com o título “Nascido nas ruas, graffiti”. Até aí tudo bem. O legal é que a instituição deu destaque a pichação paulistana com um documentário inédito sobre o tema e com uma exposição de "folhinhas" com assinaturas de famosos pichadores.

Segundo o diretor da fundação, Hervé Chandès, em entrevista para o jornal brasileiro Folha de São Paulo, essa é uma oportunidade para ampliar a discussão sobre a pichação. "Sei que é um fenômeno grande o suficiente, uma coisa única, muito específica de São Paulo, selvagem, que queremos mostrar dentro do contexto do mundo do grafite."

O documentário intitulado PIXO conta com imagens do pixador Ivson, mais conhecido como Cripta que tem horas e horas de imagens captadas de ações de pixadores. O documentário é assinado pelos irmãos Roberto T. Oliveira e João Wainer, fotógrafo da Folha.

Cripta também realizou uma pixação na fachada externa da Fundação ao lado de uma intervenção de Barry MacGee, um dos pioneiros do Grafite ameriano.

3 comentários:

  1. Muito bom ver que há uma inovação nas instituições.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vale a pena dar uma olhada na última decisão do STJ sobre o direito autoral dos produtores e dos artístas em obras coletivas.


    http://arrojojuridico.blogspot.com/search?updated-max=2009-07-05T13%3A25%3A00-07%3A00&max-results=7

    ResponderExcluir
  3. sou novo e levo o pixo a sério
    muito bom ve q estamos ganhando espaço na midia sen deixar d fazer oq gostamos
    pixar na ilegalidade
    valew cripta.

    ResponderExcluir