quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL


Estamos de férias... Desejo a todo mundo um Natal cheio de esperanças para um Ano Novo que venha com mais gestão cultural decente e sem discursos vazios. Espero que neste Natal tenhamos confiança que coisas boas vão acontecer!



Abraços,

Jean Sartief

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MOSTRA PRÊMIO THOMÉ FILGUEIRA



Hoje, 22 de dezembro, às 17h30, temos uma excelente exposição para visitar na Pinacoteca. Eu, Jean Sartief, estarei expondo junto com Ricardo Cerqueira, Alexandre Gurgel e Vinícius Dantas.


Apresento uma performance baseada na derivação do Projeto da Palavra. Não percam!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CAMPANHA PARA AJUDAR JACKSON GARRIDO


Continua a campanha de mobilização para auxilar o artista plástico, culinarista e performer Jackson Garrido a realizar uma cirurgia de urgência para recuperar a vértebra fraturada e colocar no lugar a segunda vértebra, que encontra-se em estado de luxação, apóes uma queda em um dos muitos buracos que a cidade do Natal possui. Este buraco em questão fica no bairro de Petrópolis, considerado por muitos, um bairro classe A.


O artista passou três dias no corredor de um hospital à espera de atendimento! Segundo divulgado na imprensa o hospital Itorn está passando por uma reforma e a solução, nesse caso, seria realizar uma cirurgia através de um hospital particular.


Quem desejar ajudar, pode entrar em contato atravé do telefone: 8731-8500



Foto: : janiasouzaspvarncultural.blogspot.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ACERVO VIVO EXPOSIÇÃO/VÍDEO NO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - SP


Segue até 03 de janeiro de 2010 a continuidade do programa Acervo Vivo exposição / vídeo 03, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS. Com curadoria de Mariana Valdrighi Amaral, a mostra exibe trabalhos de dois autores precursores do vídeo no Brasil: Tadeu Jungle e Walter Silveira.Em 1980, Tadeu Jungle, Walter Silveira, Ney Marcondes e Paulo Priolli, todos estudantes de televisão da ECA/USP, criaram o TVDO (pronuncia-se "tv tudo").

O grupo é um dos destaques da segunda geração de vídeo no Brasil, a do vídeo independente. As produções desta época buscavam explorar as potencialidades deste meio com o intuito de levá-lo para a televisão, aproximando o popular do erudito e mantendo uma visão bastante crítica.

Obras exibidasProfundidade de Campo (1979), Tadeu JungleWhere are you duch? (1979), Tadeu JungleHow do you do Nova Iorque? (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraBlack and White Malevitch (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraMemory (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraKitchen Advice (1979), Tadeu JungleFRAU (1983) Tadeu Jungle, Walter Silveira e Isa CastroRythm(o)s (1986) , Tadeu JungleVT Preparado AC/JC (1986), Walter Silveira e Pedro VieiraCaipira in Local Groove (1987), Roberto Sandoval, Tadeu Jungle e Walter SilveiraNon Plus Ultra (1985), Walter Silveira e Tadeu JungleHeróis da Decadên(s)ia (1987, Tadeu JungleLes Autres Lettres (1991), Walter SilveiraMinha Viagem com Wesley Duke Lee (1992), Walter Silveira



Sobre Tadeu Jungle Mestre em TV pela San Francisco State University (Califórnia/ USA).

Artista multimeios que transita entre a videoarte, a poesia visual, a fotografia e a performance. Iniciou atividades no fim da década de 70 em São Paulo com grafites poéticos, arte-correio e poesia em pequenos adesivos. Como comunicador foi apresentador de tv em programas de auditório.

É sócio da produtora de cinema Academia de Filmes, em São Paulo. Hoje também dirige documentários, filmes publicitários e videoclipes musicais.Sobre Walter Silveira É videoartista, poeta visual, artista gráfico e profissional de televisão. Foi diretor de programação da TV Cultura de São Paulo. Além disso, criou obras em multimeios com o poeta Augusto de Campos. Participou também na produção A Trama do Gosto (Bienal de São Paulo, 1986), a obra Arte/Cidade (São Paulo,1994) e apresentou trabalhos na Bienal de São Paulo nos anos de 1987, 1994 e 1998, entre outros.


Horários de funcionamento geral - terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h.
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS - fica localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil. CEP 01449-000.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

IV Expedição Noturna de Natal



No próximo sábado, dia 19 de dezembro, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) reúne sócios, amigos e familiares numa grande confraternização. O evento será realizado nos alpendres arejados do Iate Clube de Natal, na beira do Rio Potengi. Nosso encontro começa às 16 horas para esperar o pôr-do-sol.

Logo após o cair do sol, os fotógrafos seguem para a IV Expedição Fotográfica Noturna de Natal com intuito de clicar a decoração natalina da cidade, algumas fachadas de lojas e os presépios iluminados espalhados pela cidade. O passeio fotográfico é aberto para qualquer fotógrafo que tenha uma câmera em mãos e queira se juntar ao grupo. Não será cobrado nenhum tipo de taxa.

A confraternização da Aphoto e a IV Expedição Fotográfica Noturna de Natal faz parte do calendário de eventos da Aphoto, além de ser uma maneira dos fotógrafos potiguares se encontrarem para fazer o que mais gosta: fotografar.

Na portaria do Iate Clube de Natal basta dizer que pertence a Aphoto que a entrada estará liberada.

Leve seus amigos e sua família para uma grande confraternização fotográfica!

SERVIÇO
Confraternização da Aphoto
IV Expedição Fotográfica Noturna de Natal


Dia: 19 de dezembro
Horário: a partir das 16 horas
Concentração: Iate Clube de Natal
Informações: 84 8896-5436

domingo, 13 de dezembro de 2009

FESTIVIDADES NATALINAS...


Importante divulgar a programação das comemorações do Natal, embora, em termos de música eu esperasse novidades...vamos pensar nas próximas edições trazer Chico Buarque, Maria Bethânia, (nada contra aos contratados que gosto muito, mas já vieram outras vezes, né?). E quem sabe nas próximas edições poderíamos diversificar trazendo o Grupo Corpo de dança, Débora Colker... vamos inovar, se a proposta é essa...dizem que é! Onde?


Veja a programação:

1 a 31 de dezembro – Visita do Papai NoelVisita do Papai Noel, em carro temático, aos hotéis, pousadas, restaurantes e ao Carnatal
2 a 28 de dezembro – Festival de Corais “Cantos de Natal”Local: Praça do Natal (Mirassol)
3 a 6 de dezembro – CarnatalRealização: Destaque Promoções
10 de dezembro a 6 de janeiro – Feira de ArtesanatoLocal: Praça do Natal – Mirassol
11 a 13 de dezembro - Balé Municipal 35 anos com o espetáculo Dom Quixote Local: Teatro Alberto Maranhão
19 de dezembro – chegada do Papai NoelLocal: Felipe Camarão ou Estádio Pascoal de Lima na Cidade da Esperança
20 de dezembro a 6 de janeiro – Desfile TemáticoLocal: Praça Cívica
21 a 23 de dezembro – Músicas NatalinasLocal: Anfiteatro da UFRN21/12 – Apresentação de 200 vozes (todos os corais do Canto de Natal)22/12 – Apresentação do quarteto de tenores da Fiern23/12 – Apresentação do coral da Semtas
21 a 23 de dezembro – Auto de Natal (Maria, José e o Menino Jesus) Local: Anfiteatro da UFRN
21 a 23 de dezembro – Grandes shows nacionais (após o Auto de Natal)
25 de dezembro – Aniversário de NatalMissa, shows com artistas locais e padre Fábio de Melo
26 de dezembro – Última chegada de Papai NoelLocal: Praça do NatalApresentação de Banda de Música e grupos folclóricos
27 de dezembro – Brasil x Resto do Mundo (Desafio internacional de Futsal)Local: Ginásio Nélio Dias (Zona Norte de Natal)
28 de dezembro a 6 de janeiro – Festa de Santos ReisLocal: Praça de Santos Reis
31 de dezembro – ReveillonPonta Negra, Redinha, Praia do Meio e Homenagem à Iemanjá

sábado, 12 de dezembro de 2009

DESENHO EXPANDIDO EM NATAL/RN


Próxima semana, durante os dias 14,15 e 16 de dezembro, o artista e pesquisador Jared Domício estará no CMAI da Zona Norte, em Natal/RN ministrando a oficina DESENHO EXPANDIDO - A MATERIALIDADE DA LINHA.


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DIVULGADO RESULTADO DO III SALÃO ABRAHAM PALATNIK


A Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN) divulgou o resultado do III Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais. Entre os 139 trabalhos inscritos de todo o RN foram escolhidas as obras de 20 artistas, que serão expostas no III Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais, na Galeria da Biblioteca Câmara Cascudo, no período de 17 de Dezembro a 22 de janeiro de 2010.

Foram indicados como vencedores, o artista Vairvtae, com a Escultura em sucata intitulada "Cristo", em primeiro lugar Marinho, com a gravura" Invisibilidade", em segundo lugar e Leandro Garcia, com a instalação "Spectrum" em terceiro lugar.


Foram concedidas duas menções honrosas aos artistas Guaraci Gabriel , com a instalação "O gênio da lâmpada" e Pedro Ivo, com a fotografia "Tribalismo".


Os três primeiros colocados serão premiados com o valor de R$ 3 mil, 2.5 mil e 2 mil respectivamente. Todas as obras poderão ser comercializadas durante o evento, exceto as premiadas, que passarão a pertencer ao acervo da FAPERN.


Todos os 20 artistas selecionados receberão a importância de R$ 500 reais como prêmio de participação.


A comissão da seleção do III Salão Abraham Palatinik de Artes Visuais, foi composta pelos artistas plásticos Venâncio Pinheiro, Marcos Andruchak e Gláucio Bezerra Brandão.
Os autores das obras classificadas são: Leandro Garcia, Jean Sartief, Newton Avelino, Mário Sergio, Cássio Murilo, Janne Santos, Geraldo Patrício, Ney Morais, Ana Antunes, Pedro Ivo, Vairvtae, Avelino Pinheiro, Marinho, Pablo Pinheiro, Águeda Ferreira, Arthur Ricardo, Ricardo Junqueira, Max Pereira, Guaraci Gabriel e Abraão Lima.


Criado em 2007, o Salão Abraham Palatnik tem por objetivo incentivar, reconhecer, divulgar os artistas norte-riograndenses, além de promover o intercâmbio dos artistas participantes e suas obras. Visando a difusão, o fomento, a seleção e a premiação da produção artística no campo das artes visuais que se utilizam das novas tecnologias e novas técnicas aplicadas à arte.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MERCADO DE PULGAS EM NATAL - DIAS 11, 12 E 13 DE DEZEMBRO




Em formato de feira alternativa-cultural, evento será uma boa opção para compras de NatalNos dias 11, 12 e 13 de dezembro acontecerá mais uma edição do Mercado das Pulgas – Bazar Fashion.


Esta edição marca o retorno do evento ao local de origem, o Nalva Melo Café Salão. Além de integrar a edição anual do bazar, o evento integra as comemorações de 15 anos do resistente espaço cultural da Ribeira. Numa época de compras aceleradas para o final de ano, o Mercado será uma ótima opção para compras de artigos exclusivos, inusitados com um precinho delicioso. Aproveite!


O evento tem acesso gratuito, exceto no show de Abertura (sexta). Programação abaixo!A produção do evento está sob o comando da dupla Marcílio Amorim e Fernando Vasquez. Informações sobre estandes e mais detalhes nos fones: 8853-2250/8851-8904.


O Mercado das PulgasO Mercado das Pulgas original é o "Marché aux puces" de Saint-Ouen, nos subúrbios do norte de Paris, um grande bazar ao ar livre (um dos quatro existentes na cidade) que recebeu este nome por causa da venda de vestuário, muitas vezes infestados por pulgas.


O formato se espalhou pelo mundo com uma proposta mais fashion e descolada e hoje em dia dezenas de Mercados acontecem em diversas partes do globo.Em Natal, o Mercado das Pulgas acontece desde 2002, com edições realizadas no Nalva Melo Café Salão, Aliança Francesa, UnP e no Shopping Orla Sul.


O evento é um super bazar com artigos novos, usados e inusitados, de conceito exclusivista e que fazem à cabeça e o visual dos fãs de briques, antiquários e feiras undergrounds.O Mercado das Pulgas transformou-se para preencher a lacuna deixada na cidade por eventos como Domingo na Praça, Mix Ribeira Pop Fashion Bazar e Mercado Pop, projetos extintos ou inoperantes. Além de se integrar ao processo de revitalização da Ribeira, o evento continuará reunindo toda a família, todas as tribos e a produção independente local (artística, cultural e comportamental).

domingo, 6 de dezembro de 2009

IV CONCURSO AVISTAR DE FOTOGRAFIA AVES BRASILEIRAS


Abertas, até 22 de Fevereiro de 2010, as inscrições para o 4º Concurso Avistar – Itaú BBA de Fotografias de Aves. Com o tema “Aves Brasileiras" o concurso é destinado a fotógrafos amadores eprofissionais, brasileiros ou não.


O concurso é dividido em 3 categorias: “Melhor Foto” e “Melhor Registro” e “Primeiras Aves”


Cada participante poderá inscrever até, no máximo, um total de 6 (seis) fotografias, devendo indicar a categoria na qual cada foto irá concorrer (Primeiras Aves, Melhor Fotografia ou Melhor Registro), atentando para o fato de que um mesmo participante não poderá concorrer com fotografias, simultaneamente, nas categorias de Primeiras Aves e de Melhor Fotografia.


•Melhor Fotografia: As melhores fotos de aves seguindo critérios fotográficos e estéticos. O participante que optar por esta categoria não poderá inscrever fotos na categoria Primeiras Aves.


•Melhor registro: Os melhores registros de aves, segundo critério de raridade da ave, singularidade do momento ou do comportamento.


•Primeiras Aves: Destinada a fomentar o interesse em fotografia de aves. Deverão ser observadas as seguintes condições quanto a esta categoria i) o participante que optar por esta categoria não poderá inscrever fotos na categoria Melhor Fotografia; ii) nessa categoria não serão aceitas fotografias feitas com câmaras SLR – câmaras de objetiva intercambiáveis; e iii) a comissão organizadora poderá solicitar o envio do arquivo EXIF (metadados da fotografia) para confirmar a regularidade da inscrição.


•Todas as fotografias deverão ser coloridas e tiradas no território brasileiro e ter como tema principal uma ave brasileira em liberdade, fotografada em seu habitat natural. São consideradas aves brasileiras todas aquelas catalogadas peloComitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO.


•Não serão aceitas fotografias que contenham imagem de pessoas, objetos de propriedade de terceiros ou obras intelectuais.


•Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, ou que já tenham sido, sob qualquer forma, comercializadas ou premiadas até a data de inscrição neste concurso.


MAIS INFORMAÇÕES AQUI

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FESTIVAL DO MINUTO COM INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE DEZEMBRO



As inscrições de vídeos para o Festival do Minuto, com o tema “Padre Cícero” foram prorrogadas até o dia 10 de dezembro. As inscrições estão abertas para participantes de todo o Brasil.
Os vídeos sobre o Padre Cícero devem ser enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br), que apresentará os ganhadores ao final do concurso.

São três prêmios de R$ 1.000,00 cada. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é o patrocinador do tema “Padre Cícero” no Festival do Minuto.


Há ainda a opção de Tema Livre - O festival abre para que os participantes também tenham a opção de fazer vídeo com tema livre e concorrer a um prêmio de R$ 500,00. Estes tem inscrições até 31 de janeiro de 2010!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CURSOS GRATUITOS - PESQUISA EM MATERIAIS, DESENHO E PINTURA


Continuam as inscrições para os 3 cursos integrantes da programação do salão.


As inscrições podem ser feitas por telefone e/ou e-mail.


Pesquisa e processo criativo: a produção artística contemporânea

- Cristiana Camargo

Vagas: 20

Dias: 10, 11 e 12 de dezembro de 2009, às 14h

Carga horária: 12h

Local: Auditório da Funcarte


Desenho expandido: a materialidade da linha

- Jared Domício

Vagas: 15

Dias: 10, 11 e 12 de dezembro de 2009, manhã e tarde

Carga horária: 18h

Local: CMAI, Zona Norte


Pintura hoje- Regina Parra

Vagas: aberto

Dias: 17, 18 e 19 de dezembro de 2009, às 14h

Carga horária: 12h

Local: auditório da Funcarte


INSCRIÇÕES:


13salaoartesvisuaisnatal@gmail.com
ou
3232.4599

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DIA 05 - LEITURA DA PEÇA ENTRE QUATRO PAREDES


Dia 05 de dezembro os grandes Henrique Fontes, Cláudia Magalhães e Titina Medeiros estarão reunidos para uma leitura dramática da peça "ENTRE QUATRO PAREDES", de Jean Paul-Sartre - filósofo existencialista francês. A leitura acontece às 20h, em Nalva Melo Salão Café. Entrada gratuita


No drama Entre quatro paredes Sartre faz um jogo que envolve o leitor. Ele coloca o desejo e o medo do nu nos personagens. Mas não é o nu físico que ele atinge, é o nu racional. É a hora em que os personagens abrem seus livros da vida e compartilham todas as maldades que já fizeram, todas as angústias que os atormentam. E assim, portanto, se apresentam nus para os outros.Esse desnudamento acontece após a morte dos personagens, que ao todo são quatro, três principais e um personagem secundário.


Garcin era um literato, Inês era uma funcionária dos correios e lésbica e Estelle tem um complexo de aceitação, usa seu corpo em grande parte das situações. Eles são levados até uma sala fechada e terão que permanecer para sempre ali, enclausurados, condenados a uma vida sem interrupção. Eles têm somente a companhia do outro. Sentados nos únicos canapés eles começam a convivência eterna, crucial. Quebra-se o estereótipo do demônio com chifres, com cauda, com garfo, atirando fogo. Sartre coloca cada um dos personagens como carrasco do outro, buscando desnudá-los, buscando o que há por trás dos rostos. E acontece a prova de que o ser humano necessita da comunicação, mesmo sabendo que esta será seu inferno.


A consciência de cada um se esbarra no muro da consciência do outro. Inês se sente atraída por Estelle, que se sente atraída por Garcin, que tenta se esquivar até o momento em que revela que não pode amar Estelle, porque a conhece demais. Então Estelle, movida por seu complexo, traz para Garcin a questão do desejo. Ela só precisa disso.Nos primeiros instantes do drama eles ainda mantêm relação com o mundo terreno, ouvindo colegas, mulheres, maridos, etc., até o ponto em que são desligados por completo dessas vozes e imagens e passam a depender da aceitação dos companheiros, sentimento que mistura ternura e ódio.