Segue até 03 de janeiro de 2010 a continuidade do programa Acervo Vivo exposição / vídeo 03, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.
O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS. Com curadoria de Mariana Valdrighi Amaral, a mostra exibe trabalhos de dois autores precursores do vídeo no Brasil: Tadeu Jungle e Walter Silveira.Em 1980, Tadeu Jungle, Walter Silveira, Ney Marcondes e Paulo Priolli, todos estudantes de televisão da ECA/USP, criaram o TVDO (pronuncia-se "tv tudo").
O grupo é um dos destaques da segunda geração de vídeo no Brasil, a do vídeo independente. As produções desta época buscavam explorar as potencialidades deste meio com o intuito de levá-lo para a televisão, aproximando o popular do erudito e mantendo uma visão bastante crítica.
Obras exibidasProfundidade de Campo (1979), Tadeu JungleWhere are you duch? (1979), Tadeu JungleHow do you do Nova Iorque? (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraBlack and White Malevitch (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraMemory (1979), Tadeu Jungle e Walter SilveiraKitchen Advice (1979), Tadeu JungleFRAU (1983) Tadeu Jungle, Walter Silveira e Isa CastroRythm(o)s (1986) , Tadeu JungleVT Preparado AC/JC (1986), Walter Silveira e Pedro VieiraCaipira in Local Groove (1987), Roberto Sandoval, Tadeu Jungle e Walter SilveiraNon Plus Ultra (1985), Walter Silveira e Tadeu JungleHeróis da Decadên(s)ia (1987, Tadeu JungleLes Autres Lettres (1991), Walter SilveiraMinha Viagem com Wesley Duke Lee (1992), Walter Silveira
Sobre Tadeu Jungle Mestre em TV pela San Francisco State University (Califórnia/ USA).
Artista multimeios que transita entre a videoarte, a poesia visual, a fotografia e a performance. Iniciou atividades no fim da década de 70 em São Paulo com grafites poéticos, arte-correio e poesia em pequenos adesivos. Como comunicador foi apresentador de tv em programas de auditório.
É sócio da produtora de cinema Academia de Filmes, em São Paulo. Hoje também dirige documentários, filmes publicitários e videoclipes musicais.Sobre Walter Silveira É videoartista, poeta visual, artista gráfico e profissional de televisão. Foi diretor de programação da TV Cultura de São Paulo. Além disso, criou obras em multimeios com o poeta Augusto de Campos. Participou também na produção A Trama do Gosto (Bienal de São Paulo, 1986), a obra Arte/Cidade (São Paulo,1994) e apresentou trabalhos na Bienal de São Paulo nos anos de 1987, 1994 e 1998, entre outros.
Horários de funcionamento geral - terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h.
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS - fica localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil. CEP 01449-000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário