segunda-feira, 11 de julho de 2011

Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas


O Museu Afro-Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe a mostra Krajcberg, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas, do artista plástico Frans Krajcberg que, uma vez mais ergue sua voz em defesa da Natureza do país que adotou. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição composta por 31 obras conta com esculturas em grandes dimensões, relevos, back-light e fotografias.

Suas obras, relevos e esculturas são feitos com sobras das matas queimadas que o próprio artista recolhe em suas peregrinações solitárias. As sobras, em verdade, são mais que simples restos. "São o que resulta das atrocidades praticadas contra a natureza do Brasil", diz seu curador, Emanoel Araújo. Mas nas mãos abilidosas de Frans Krajcberg, que acredita no ideal pelo qual luta há tantos anos, pedaços de madeira carbonizada transformam-se em peças harmônicas e delicadas, que, com toques de cor, unem-se silenciosamente em um protesto contra a devastação.

Nas fotografias, a imagem da real crueldade. O fogo ardendo sobre a mata prenuncia a destruição. Áreas totalmente carbonizadas, lúgubre cenário. Mas, a natureza em sua sabedoria, demonstra mais força do que os que a querem destruir. Em um recorte de esperança, novas folhas e flores desbravam seu árduo caminho até a luz do sol, lutando pela renovação da vida. "Essas formas de cores quentes captadas pela magia da sua lente são a mais inegável demonstração de sua luta por salvar a beleza que ainda vive nas nossas matas", diz Emanoel Araújo.

Nas formas e materiais das obras de Frans Krajcberg vislumbra-se algo mais que uma simples criação. Vê-se o desejo do artista de devolver vida a natureza, em uma tentativa de reinventá-la.

"Frans Krajcberg, na sua longa vida artística, como gravador, escultor ou fotografo, esteve irremediavelmente ligado às terras do Brasil", afirma o curador.

A exposição fica de no Museu Afro Brasil de 8 de julho a 06 de novembro!


Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticias.php?id=215354
Imagem: Ilustrada - Folha de SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário