quarta-feira, 30 de novembro de 2011

III Semana de Artes Visuais do Curso de Artes Visuais da UFRN





A III Semana de Artes Visuais tem por objetivo congregar, complementar, atualizar e diversificar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no âmbito do Curso, reunindo professores, alunos, pesquisadores e artistas, locais e de outros Estados, em torno de diversas atividades: palestras, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, comunicações, intervenções, exposições.

CONVIDADOS

Profa. Dra. Elisa Campos: Mestre em Artes Visuais e Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da UFMG e artista-pesquisadora com trabalhos na área de intervenção urbana.
Iaperi Araújo: Da segunda geração dos modernistas norte-rio-grandenses, Iaperi Araújo, de uma família de irmãos artistas, tem seu trabalho intimamente associado às suas pesquisas, como médico e professor da UFRN, em torno da cultura popular. Seu desenho preciso busca sintetizar a singeleza do sentimento da terra, filtrando marcas “primitivistas” por meio de sua ampla erudição.
Jean Sartief: Artista visual e poeta, com trabalhos em diversas linguagens e várias participações em exposições, eventos, projetos de arte e residências (Prêmio Interações Florestais Terra UNA), além de 4 livros de poesia publicados. Membro da equipe de arte/mediação da 8ª Bienal do Mercosul-2011.
Jomar Jackson: Com formação artística de trato acadêmico, representa um viés de rigidez técnica entre os artistas norte-rio-grandenses surgidos nos anos setenta, muito preocupados com as vanguardas modernistas. Sem, porém, descuidar-se de temáticas contundentes, o artista surpreende pela qualidade e seriedade de seu trabalho pautado num sentido clássico e atemporal.
Profa. Dra. Madalena Zaccara: Mestre em História e Civilizações e Doutora em História da Arte pela Université Toulouse II (França). Professora Associada da UFPE e Coordenadora, em Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Interinstitucional UFPE/UFPB.
Marcelo Gandhi: Graduado em Educação Artística pela UFRN. Artista com trabalhos em diversas linguagens e várias participações em exposições, museus, salões e projetos de arte, nacionais e internacionais (Projeto Rumos Itaú Cultural, Bienal Deformes-Chile, Viewprogram Drawing Center-USA).
Márcia Tresse: Artista dos anos setenta, cujo trabalho de pintura se destaca pela energia inspirada do Expressionismo e, talvez, de sua iniciação com Newton Navarro ou de suas experiências em Paris. Professora aposentada, pertenceu aos quadros dos departamentos de Educação e de Artes da UFRN, sem descuidar-se da carreira artística que segue até hoje.
Prof. Dr. Marcos Hill: Mestre em História da Arte pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professor Titular da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do Centro de Experimentação e Informação de Arte (CEIA), em Belo Horizonte.
Ricardo Resende: Mestre em História da Arte pela USP. Crítico, curador e gestor com passagens pelo MAC/USP, MAM-SP, direção do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza) e direção do Centro de Artes Visuais da FUNARTE. Atual Diretor-Geral do Centro Cultural São Paulo.
Sânzia Pinheiro: Mestre em Ciências Sociais pela UFRN. Curadora, crítica e gestora de Artes Visuais, com experiência junto a diversas instituições (Fundação Cultural Capitania das Artes, FUNARTE, Fundação Itaú Cultural) e vários textos publicados (Catálogo da 10ª Bienal de Havana-Cuba, Bienal de Porto Santo-Portugal, coluna semanal na Tribuna do Norte).
Prof. Dr. Sebastião Pedrosa: Mestre em Arte Educação pela Birmingham Polytechnic (Inglaterra) e Doutor em Arte pela University of Central England in Birmingham (Inglaterra). Professor Associado da UFPE e artista-pesquisador com trabalhos em diversas linguagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário