segunda-feira, 3 de maio de 2010

CICLO DE AULAS SOBRE ARTE/LOUCURA


Um boa oportunidade para quem está em São paulo é participar do ciclo de cinco aulas, cujo objetivo é analisar e debater a loucura como elemento estrutural de uma estética particular, no âmbito da criação plástica.


O exemplo é a obra de Bosch, Frida Kahlo e Arthur Bispo do Rosário.


Aula 1 As origens da forma na arte: Sendo o homem um ser signico, constitui aparências a partir do reconhecimento da natureza, instituindo a linguagem.


Aula 2. A permanência primitivisma: embora o passado oficial da arte tenha determinado estilos, a arte como extensão do ser humano, cristalizou a essência da estética primitiva, ainda que fora dos parâmetros instituídos.


Aula 3 Yeronymus Bosch: Um transgressor na RenascençaTrabalhando nos procedimentos estéticos da Renascença, esses artistas compuseram um universo plástico particular e incomum, e influenciaram o Surrealismo e o Dadaísmo europeu no início do século XX.


Aula 4 Frida Kahlo e a dor como princípio estético“Pinto a mim mesma porque sou meu melhor motivo”, afirmava Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón. Com o corpo dilacerado em uma colisão, Frida Kahlo vive o declínio físico até a morte dramática. Sua pintura é o registro do corpo como possibilidade de sublimação da dor.


Aula 5 Arthur Bispo do Rosário: Arte e LoucuraRecluso por 51 intermitentes anos no intramuros asilar, o Esquizofrênico paranóide Artur Bispo do Rosário produziu uma extensa obra artística tridimensional, hoje analisada por várias ciências teóricas e aplicadas, tal seu caráter inovador na arte brasileira do Século XX.


Sobre o professor Jorge Anthonio e Silva é Mestre em Artes e Doutor em Estética, Curador e pesquisador em artes visuais. Autor de: O Fragmento e a Síntese (2003) Perspectiva, Arte e Loucura: Arthur Bispo do Rosário (2003) Editora Pantemporâneo, Wega Nery (2009), Editora Pantemporâneo, Ivonaldo: Naïve Painters Brazil (2003). Curador da mostra multidisciplinar Ordenação e Vertigem (2003) CCBB-SP. Membro da APCA Associação Paulista de Críticos de Artes.


Vagas Limitadas


Oferecemos bolsas parciais (R$ 50,00) para professores da rede pública. Mais: ProjetoCultura 11 2307-0767



Telefone: (11) 2307-0767 ou (11) 8128-5521
emailcontato@projetocultura.com.br


Local dos Cursos:
Fundação Ema KlabinRua Portugal, 43 – Jardim Europa (esquina com a Avenida Europa, em frente ao MIS e ao MuBE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário