sexta-feira, 14 de agosto de 2009

POSSIBILIDADE DE 551 NOVOS PONTINHOS DE CULTURA


O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, poderá apoiar 551 novos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar até o fim do ano. A meta foi anunciada pelo diretor de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Fabiano dos Santos Piuba, durante a abertura do I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaço de Brincar, na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, em Brasília.


Segundo Piuba, a ampliação do número de Pontinhos de Cultura ocorrerá por meio de editais públicos lançados em conjunto com estados e municípios que aderiram ao Programa. Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Pará são algumas das unidades da Federação que já apresentaram propostas para aumentar a rede de instituições conveniadas com o MinC.


“Com o objetivo de democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais, o Mais Cultura tem descentralizado suas ações por meio de acordos de cooperação com os entes federados”, destacou Piuba, que representou a secretária da SAI/MinC na solenidade de abertura do encontro, realizada na Sala Funarte Cássia Eller.Durante o evento, foram entregues as premiações do edital Pontinhos de Cultura 2008.


Uma iniciativa de cada região brasileira - Africanamente (Sul), Vila Viva (Norte), Meninos da Ceilândia (Centro-Oeste), Sons do Bem (Nordeste) e Bola de Meia (Sudeste) - recebeu em nome dos 215 contemplados. O apoio aos Pontinhos de Cultura é uma ação conjunta da SAI/MinC e da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), por meio do Programa Cultura Viva.


Foram beneficiados com R$ 18 mil projetos governamentais e de entidades da sociedade civil que reconhecem, incentivam e valorizam as brincadeiras e os jogos infantis como direito da criança e oportunidade de aprendizado. Do total de iniciativas selecionadas, 27 concentram-se nos Territórios da Cidadania e 93 em áreas de atuação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).


Em nome dos Pontinhos, Jaqueline Bamgratiz, da Cia Cultural Bola de Meia, agradeceu o apoio do Ministério da Cultura e destacou a importância do Encontro. “Esse seminário é um marco no diálogo entre governo e sociedade. Pela primeira vez estamos conversando com o governo sobre a necessidade de políticas públicas para a infância. Tenho orgulho de fazer parte dessa rede de iniciativas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário