segunda-feira, 24 de agosto de 2009

UFRN LANÇA O PROJETO “TECNOSEXTAS: Pensamentos em arte, ciência e tecnologia”,


Desde a última sexta-feira, 21 de agosto, as tardes de sexta na UFRN não serão as mesmas para a comunidade artística. O projeto “TECNOSEXTAS: Pensamentos em arte, ciência e tecnologia”, implementa momentos de discussão em arte, ciência e tecnologia através do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.


O Ciclo de palestras contará com renomados pesquisadores, discutindo questões que envolvem o fazer artístico e criativo e as relações com os novos meios.


A primeira Tecnosexta foi com a artista Diana Domingues, pesquisadora na Universidade de Brasília e uma das mais importantes artistas em arte e tecnologia do Brasil, autora e organizadora de livros na área. Domingues apresentou um panorama reflexivo em torno de mídias emergentes como os dispositivos móveis, as aplicações que lidam com Realidades Virtuais e Realidades Aumentadas.


A segunda Tecnosexta acontece no dia 28 de agosto, com o cientista Antonio Pereira, professor da UFRN e pesquisador no Instituto de Neurociências Edmond & Lily Safra. Partindo do cérebro como o mais complexo sistema conhecido no universo, Pereira discutirá como a neurociência pode contribuir para melhorar a produção e a apreciação artística.


Já o terceiro encontro, em 04 de setembro, será com Lauro Kozovits, pesquisador do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN. Kozovits irá compartilhar sua experiência na produção e avaliação de games, tendo sido ele próprio finalista em concurso mundial de game design. A palestra irá apresentar uma visão pessoal sobre o tema, um convite para uma discussão e troca de experiências.


Por último, o encerramento do ciclo acontece no dia 11 de setembro, com o artista Edgar Franco, professor na Universidade Federal de Goiás, que abordará as relações entre as Histórias em Quadrinhos, os novos meios e a produção de universos ficcionais. Franco é um conhecido pesquisador nas áreas de quadrinhos e arte tecnológica, além de ter sido premiado em diversos eventos de ambas as áreas, enquanto artista.


LOCAL


DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN

Auditório Teatrinho

Av. Sen. Salgado Filho, 3000Campus Universitário - Lagoa NovaNatal - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário