sábado, 31 de outubro de 2009

Fórum Internacional de AT&T




Na próxima semana, dias 03 e 04 de novembro, acontece o Fórum Internacional de AT&T que reunirá críticos e curadores para debater as perspectivas e traçar um panorama da produção e difusão da cultura digital no mundo.


São convidados, entre outros, Sabine Himmelsbach, diretora da Edith-Ruß-Haus para Arte-Mídia em Oldenburg, Gerfried Stocker, da Ars Electronica, Áustria, Jorge La Ferla, da Universidade de Buenos Aires, Argentina, Susan Collins, da University College London, e Yukiko Shikata, da NTT InterCommunication Center, Japão.Durante o Fórum os artistas contemplados com o 8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, com curadoria de Giselle Beiguelman, participarão de sessões de leitura de portfólios conduzidas por críticos nacionais e internacionais.


Fórum Internacional de AT&T

Perspectivas e Críticas em Arte e Tecnologia

3 de novembro 10h às 17h3

04 de novembro 10h às 16h30

Centro Brasileiro Britânico Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros

Transmissão simultânea no foyer do auditório www.ism.org.br

Tel. 3873-0279

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DIA 29 TEM LANÇAMENTO DO LIVRO AS ESCRITURAS SANGRADAS, (LIVRO 1 E 2) DE CIVONE MEDEIROS


Civone Medeiros relança no dia 29 de outubro, quinta-feira, às 18h, o belo Escrituras Sangradas, Livro 1 e agora o Livro 2, em Nalva Melo Café Salão.




Vai ser um encontro com recital de poesia, exposição de fotografias, performances e um toque-show, além dos inevitáveis encontros casuais e reencontros de quem não se vê há tempos nessa selva de pedra. A própria autora diz: "uma noite de intervenções urbanas e humanas".




O mês de outubro – dedicado à literatura na retrospectiva dos 15 anos do Café Salão – reviverá o lançamento da primeira edição do livro 1 de "Escrituras Sangradas - Toscas Fatias de Escrevinhaduras", de 1999, com 45 poemas. Segundo a própria, está tudo se encaminhando, "com tiragem pequena, mas sairão do prelo dois livros, ou seja, as Escrituras Sangradas são mesmo como a Bíblia, uma única obra, porém, com livros distintos".O Livro 2 – "Ave de Arribaçã ou a Propósito de Viena e Outros Ondes" – começou a ser escrito após o lançamento do primeiro livro, quando a escritora voa para a capital austríaca e vive uma nova fase de sua vida, com a filha Bianca (hoje uma linda moça) e um amor. Na mesma Ribeira, que o produtor cultural Marcelo Veni registrou em reportagem publicada no Jornal de Natal, a noite se tornou célebre e memorável."Nas suas performances, carvões, fígados e caranguejos fazem parte do figurino e cenários, seus recitais imprimem coragem e excita as veias dos que presenciam cada interpretação", assim testemunhou Veni, assim se propõe a ser a noite do (re) lançamento das Escrituras de Civone. Não com esses mesmos elementos, mas com a mesma empolgação e sinceridade.


O livro 1 traz prefácio assinado por Bianor Paulino, que ao final a descreve em uma frase. "Civone é uma poeta que se doma com o pé sobre a garganta de sua própria canção".O poeta João Batista de Morais Neto, mais conhecido por João da Rua, apresenta Civone no segundo volume, e declara: "o texto escrito, sangrado na página, dialoga com a performance, com o corpo solto no texto das ruas, do cotidiano, do beco, do mundo". São os becos da lama, da quarentena e das ruelas do mundo que revelam uma poesia forte e necessária para quem não tem medo de se revelar. E certa feita ela justificou para o mundo todo o seu despojamento, mandou essa direta que foi publicada na capa de um suplemento cultural: "o corpo é uma ferida aberta que a sociedade precisa descascar". Desse mal ela já nasceu curada.

Lançamento do livro EMERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS


Quinta-feira, 29, acontece o lançamento do livro JÁ! EMERGÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS, a partir das 19h, no Karaokê Samurai, na Rua da Glória, 608, Liberdade, São Paulo/SP


JÁ!EMERGÊNCIASCONTEMPORÂNEAS
Meio no qual se origina e do qual se propaga, canteiro onde se semeiam trocas que depois serão transplantadas. Tirocínio. Semen[te].


Já! Emergências Contemporâneas é um projeto que reúne instâncias da tensão atual sob a forma de textos, imagens, instruções, contaminações, potências, hipertextos organizados numa estrutura inicial de publicação. Sendo um seminário na forma de livro, acontece como plataforma de comunicação e distribuição. Trabalhado de forma aberta, pode também ocorrer de maneira presencial, usando-se esse livro-index como um conjunto que pode ser reorganizado das mais diversas maneiras e agrupamentos. Para a realização presencial, consideramos a necessidade de se contemplar a diversidade de autores e regiões geográficas, nunca podendo ocorrer com participantes de uma única região ou linguagem, já que a necessidade de estranhamento e contaminações é uma dos extratos de emergência desse projeto.


A coletânia traz textos de:
Acácio Sobral -Adriana Barreto -Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima -Bené FontelesBruna Mansani -Christine Mello -Claudia Leão - Cristina Freire- Edson Barrus - Eduardo Falesi - Eduardo Kac - Elisabeth Yatio Takeda - Fernando Hage -Jorge Menna-Barreto - Josynaldo Ferreira - Ken FriedmanKeth - Richard (Grupo Empreza) - Lélia Rosa Occhini - Lídia Kinue Sano - Lúcia Gomes - Luíza Aiko Kira -Maria Christina - Maria de Lourdes Anjos Silva - Maria Emilia Rodrigues Bueno - Maria Irene da Silva Ribeiro - Mariano Klatau Filho - Mario Ramiro - Marisa Mokarzel - Melissa Barbery - Oriana Duarte - Orlando Maneschy - Paulo Bruscky - Paulo Herkenhoff - Raquel Garbelotti - Regina Melim - Renato Palumbo - Ricardo Basbaum - Rubens Mano - Sérgio Basbaum - Sinval Garcia - Solon Ribeiro - Solange Lopes Silva - Suely Rolnik - Tadeu Costa - Valdete Doroti Sommer Arnoni - Valzeli Sampaio - Vanessa Schultz -Victor de La Roque - Walter Zanini



Caso seja útil, o site do Restaurante Samurai é http://www.restaurantesamurai.com.br/

sábado, 24 de outubro de 2009

Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais Inéditas de Curta Metragem


Estão abertas até 3 de novembro as inscrições para o Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais Inéditas de Curta Metragem, nos Gêneros Documentário ou Telerreportagem, sobre o tema Cultura e Transformação Social – Nós na Tela. São contemplados 20 projetos com o valor de R$ 30 mil cada um. Os filmes devem ter 15 minutos de duração. Os proponentes devem ser pessoas físicas , com idades entre 17 e 29 anos, com comprovação de ser integrante ou egresso de projetos sociais que desenvolvam atividades de formação para realização de obras audiovisuais e que se apresente como diretor ou diretor e roteirista.


Os curtas-metragens, depois de finalizados, serão exibidos dentro da série televisiva Nós na Tela, composta por 20 programas de 25 minutos cada um. A série ganha apresentação a partir de agosto de 2010 nas emissoras ligadas à Associação Brasileira de Canais Comunitários – ABCCom e em outros canais do sistemas público e estatal de radiodifusão.


O programa Nós na Tela é uma iniciativa do Ministério da Cultura – MinC, no âmbito do Programa Mais Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual – SAV e da Secretaria de Articulação Institucional – SAI, em parceria com a Associação Brasileira de Canais Comunitários – ABCCom e com a Sociedade dos Amigos da Cinemateca.A íntegra do edital encontra-se no site do Ministério da Cultura (http://www.cultura.gov.br/site/)e no blog do Nós na Tela( http://culturadigital.br/nosnatela/).


Mais informações por e-mail ou pelo telefone(11) 5084-3252 / 5081-7370.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

DICA DE LIVRO


Será lançado pela editora Unesp o livro ARTE EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL, escrito por Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho.


O lançamento acontece no dia 27 de outubro, próxima terça-feira, na Casa das Rosas (SP)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

28 DE OUTUBRO É O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO -


O QUE É O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


Em 28 de outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2008 o evento foi realizado em 51 paises que farão intercâmbio de suas mostras.


No Brasil o “Dia Internacional da Animação” é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este ano o DIA conta com mais de 300 cidades participantes em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. A Mostra oficial será exibida simultaneamente às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro sendo o maior evento simultâneo do gênero, as ser realizado no país. Nesta data será exibida 1 hora de curtas-metragens estrangeiros (coreanos, americanos, poloneses, portugueses, franceses e russos) e 1 hora de curtas-metragens brasileiros.


O Programa brasileiro também será enviado para os 51 países integrantes da ASIFA.


Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, mostras infantis e regionais de acordo com a programação local de cada cidade que poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br ou http://www.abca.org.br/dia/


O evento terá entrada franca em todo o país e busca difundir o cinema de animação atraindo novos públicos proporcionando aos seus expectadores o acesso a essa arte cinematográfica.


Contato em Santa Gertrudes – Letícia Tonon cel: (19) 9674-0301

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ECONTROS DE PERFORMANCE


O Centro Cultural Rio Verde (http://www.centroculturalrioverde.com.br/index2.html) está implementando a partir desse mês de outubro um encontro mensal de performance em seu espaço que fica na Belmiro Braga, 119. Vila Madalena. A formatação desse encontro é a seguinte: um artista atuante há mais tempo e outros 4 a 5 artistas, iniciantes ou não, irão compor a noite de encontros.Para isso estamos recebendo projetos de performances linkadas com todas as áreas: dança, teatro, música, tecnologia, fotografia, artes plásticas, poesia, literatura, performance, et cetera.


O objetivo do projeto é ter um encontro constante de artistas que queiram ver e discutir a linguagem; conhecer pessoas da área e ampliar as possibilidades de encontros como esse em Sampa! Não há pagamento de cachê ou ajuda de custo para a produção, pois esse projeto é uma iniciativa do CENTRO CULTURAL RIO VERDE, sem nenhum patrocínio ou fomento. O legal dessa iniciativa é abrir um espaço de encontro para quem já tem sua performance e queira experimentá-la novamente e para quem tem uma idéia nova e precise de um espaço para realizá-la!


Os interessados devem entrar em contato com:

Amanda Vargas - vcamanda@hotmail.com

Ligia Moreno - li_reno@hotmail.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

LUTO PELA DESTRUIÇÃO DAS OBRAS DE OITICICA


Sim, como todas as pessoas um pouco sensíveis (um pouquinho que seja) e como todas que conheçam um pouquinho da arte brasileira, estou desolado com o incêndio que destrui quase a totalidade das obras que haviam de Hélio Oiticica. Sinto-me mais orfão ainda. Se perdemos o artista, agora perdemos as obras... ficam os registros, as lembranças, a alegria e a dor, tudo muito junto... Não o conheci, mas estudei e admiro muito toda a construção dele, o ser humano, o artista.


De quem é a culpa não me importa muito nessa hora. Saber o que o Governo ou a família deveriam ter feito...não desfaz a destruição.


Importante toda a discussão que vem sobre as questões da propriedade, do direito, mas sei lá...

me sinto de luto! Parece-me que ele morreu de novo, infelizmente...


Final de semana cheio de incêndios em minha vida.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BIENAL DO MERCOSUL


A abertura das exposições da 7ª Bienal do Mercosul acontece de 16 a 18 de outubro de 2009, em Porto Alegre/Brasil. Esta edição tem curadoria-geral da argentina Victoria Noorthoorn e do chileno Camilo Yáñez. A proposta coletiva foi escolhida após um processo aberto de seleção em âmbito internacional que recebeu 67 propostas para avaliação.


De acordo com o site da Bienal, o processo para seleção do curador-geral da 7ª Bienal do Mercosul foi iniciado em março deste ano, com a divulgação em âmbito internacional de um convite aberto a todos os interessados para apresentação de propostas. O método adotado marca uma nova etapa evolutiva da Bienal do Mercosul, tornando mais dinâmica e transparente a escolha do curador.

Nos 20 dias em que as inscrições estiveram abertas a Fundação Bienal do Mercosul recebeu e considerou aptas ao processo 67 cartas-propostas individuais e coletivas, encaminhadas por 74 candidatos, todas acompanhadas dos anexos solicitados. Participaram do processo candidatos residentes e/ou originários de 24 países – Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Paraguai, Porto Rico, Portugal, Suíça, Suécia, Uruguai, Venezuela, Guatemala e Polônia. Os nomes dos candidatos, assim como os termos de suas propostas, estão arquivados em caráter sigiloso pela Fundação e não serão disponibilizados ao público.

As propostas foram analisadas e pré-selecionadas por um Comitê internacional de especialistas que classificou as três mais adequadas e solicitou seu desenvolvimento aos candidatos, conforme os termos publicados no convite de inscrição. Após o detalhamento dos projetos, o Comitê de Seleção encaminhou as propostas curatoriais desenvolvidas ao presidente da 7ª Bienal do Mercosul, Dr. Mauro Knijnik, a quem coube a decisão de escolher o projeto que será concretizado.O Comitê de Seleção foi composto por Gabriel Pérez-Barreiro – curador-geral da 6ª Bienal do Mercosul e diretor da Coleção Patrícia Phelps Cisneros / Nova Iorque/EUA; Henry Meyric Hughes – curador independente, consultor e teórico de arte, presidente da AICA/Associação Internacional de Críticos de Arte e ex-presidente da Fundação Internacional Manifesta, que organiza a Bienal Européia de Arte Contemporânea; Rodrigo Naves – professor, historiador e crítico de arte. A coordenação do Comitê ficou a cargo de Justo Werlang – presidente da 6ª Bienal do Mercosul.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

BIENAL DE MOSCOU VAI ATÉ 25 DE OUTUBRO


Até 25/10/09 acontece a 3ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, na Rússia. A presença de artistas brasileiros tem sido bastante elogiada pela imprensa internacional. Tunga particpa com a obra “Cooking Cristals”, que ao pé da letra significa “Cozinhando Cristais”, e é composta por cinco corpos (personagens) que dialogam entre si, capazes de mover a posição da obra. Segundo o artista, essa natureza posicional pode ser observada como uma constelação lógica, uma zona metabólica, uma estrutura cristalográfica, uma nebulosidade escatológica ou até mesmo como uma nuvem conjuntiva.



Já o fotografo brasileiro Vik Muniz, conhecido por seus trabalhos realizados com técnicas variadas – como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim e o Che Guevara de geleia – apresenta a série Pictures of garbage, com imagens criadas a partir de lixo.



A Bienal de Arte Contemporânea de Moscou foi criada em janeiro de 2003 como parte de um programa governamental de estímulo à cultura e apresentou trabalhos de 41 artistas de 22 países. A segunda edição, em março de 2007, teve obras de 115 artistas de 20 países. Esta terceira edição traz 80 artistas dos cinco continentes (Marina Abramovic, Yuri Albert, Tony Cragg e Wolfgang Tillmans, entre outros), 39 projetos especiais e sete mostras de artistas convidados, em uma área total superior a 10 mil m².



Mais informações: www.3rd.moscowbiennale.ru/en



THE GARAGE CENTER FOR CONTEMPORARY ART

Ul. Obraztsova, 11 - 8, D.19A – Moscou (Rússia)De segunda a quinta, das 11h às 21h Sextas, sábados e domingos, das 11h às 22hTel. +7 495 645 05 20


sábado, 10 de outubro de 2009

PALESTRA GRATUITA EM SAMPA


Acontece em São Paulo mais uma etapa do Projeto De lá pra cá - Diálogos em Educação - Escola e Museu. Desta vez, com o apoio da VisaNet do Brasil, o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de SP cria atividades, com o objetivo de ampliar o relacionamento entre educação formal e não formal.
No dia 18/10
Palestra com Agnaldo Farias
ARTE BRASILEIRA SÉC. XX
A inscrição deverá ser feita pelos fones: 11 - 3324-0943/ 3324.0944 (com Valdir ou Heber)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

EXPOSIÇÃO SOBRE AS ÁGUAS, SOLIDÃO E O OLHAR


A exposição Sobre as águas, a solidão e o olhar se apresenta como um tecido em que se enredam e tramam histórias de 14 artistas procedentes de diversos contextos geográficos, que exibem obras recentes, realizadas nos últimos três anos, e também produções específicas para este projeto.


Um projeto colaborativo concebido a partir da coincidência de interesses na natureza, na paisagem e no território de artistas que transitam e habitam espaços e tempos, propondo ao espectador novas perspectivas ao olhar, a partir das possibilidades poéticas da relação “corpo artista” (Christine Greiner) com as águas, sejam estas como mar, rio, chuva, sonho ou desejo. Isto se vincula com a viagem e com a escolha de uma morada: o lugar da vida, dos costumes, dos valores. E o trânsito: a migração, o movimento, o fluir constante, o fugir.


Criado e coordenado por Marcus Vinícius, este projeto é fruto de suas memórias, cheias de fascínios por mares, rios, cachoeiras e toda a vida que se desenvolve sob e em volta das águas. São corpos dialogando entre si. Um projeto repleto de pequenas histórias que transmitem, em uníssono, possibilidades de mergulhar nas águas da poesia.


OS ARTISTAS


Marcus Vinícius

Barbara Rodrigues

Valeria Cotaimich

Flavia Vivacqua

Renan Araújo

Jean Sartief

Verónica Meloni

Henrik Hedinge

Fabiana Wielewicki

Marcelo Gandhi

Waléria Américo

Oriana DuarteShima

Alexandre Mury


Local:

Galeria Homero Massena
Abertura: 15 de outubro
19h

Vitória//ES

domingo, 4 de outubro de 2009

31 Prêmio Internacional de Pintura de Caja de Extremadura


Para quem trabalha com pintura contemporânea, vai uma boa notícia...estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Pintura de Caja de Extremadura. O prazo de inscrição é até 27 de outubro, então se algum brasileiro quiser enviar tem que correr.


A premiação total é no valor de 63 mil euros, divididos em Prêmio Caja de Extremadura - 30 mil euros e uma bolsa ou fundo de aquisição para obras no valor de 33 mil euros.




sábado, 3 de outubro de 2009

4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Entre os dias 07 e 11 de outubro acontece, em Natal/RN, a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada no auditório do Sebrae com entrada franca.

Na sessão de abertura, às 21hr, está prevista a exibição do longa-metragem “Corumbiara”, vencedor este ano dos prêmios de melhor filme no Festival de Gramado e no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Goiás), além de menção honrosa no É Tudo Verdade. Dirigido por Vicente Carelli, o filme integra o projeto “Vídeo nas Aldeias”, foco do programa Homenagem desta edição e que tem como objetivo apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos envolvidos.

Considerado projeto precursor na área de produção audiovisual dos índios no Brasil, o “Vídeo nas Aldeias” foi criado em 1987 a partir de um experimento realizado por Vincent Carelli entre os índios Nambiquara, quando estes eram filmados e depois assistiam a suas próprias imagens. Além do longa “Corumbiara” na sessão de abertura da Mostra, outros sete títulos do projeto também estão programados.

Na seção Contemporâneos o público poderá conferir alguns trabalhos recentes, como “Garapa”, de José Padilha (diretor do sucesso “Tropa de Elite”) e as produções inéditas no Brasil como “Entre A Luz e a Sombra”, de Luciana Burlamaqui e o argentino “Unidade 25”, dirigido por Alejo Hoijman.

Entre os destaques da Mostra está o longa-metragem “Histórias de Direitos Humanos”, que integra o Programa Especial com 22 episódios de três minutos cada, assinados pelo argentino Pablo Trapero, o chinês Jia Zhang Ke, o tailandês Apichatpong Weerasethakul e o realizador de Burkina Faso Idrissa Ouédraogo (“África, Minha África”), além da dupla brasileira Walter Salles e Daniela Thomas.


Mais informações podem ser acessadas através do website
www.cinedireitoshumanos.org.br


* O formato de exibição dos filmes é DVCAM

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RETROSPECTIVA WALKER EVANS

Walker Evans: Barbershop , Atlanta, 1936


Aaaaaaaaaaaah...quero ir!

O primeiríssimo fotógrafo a ser contemplado com uma exposição individual no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em 1933, o norte-americano Walker Evans (1903-1975) terá uma retrospectiva no Brasil de sua carreira. A exposição reúne 121 imagens. que Evans ficou famoso por ter documentado a Depressão americana nos anos 1930.

De 1º de outubro de 2009 a 10 de janeiro de 2010
De terça a domingo, das 11h às 18h (nas quintas, até às 20h)
Ingressos: R$ 15 (grátis às terças-feiras)
Tel: (11) 3251-5644

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

4° ESPAÇO EXPOSITIVO BECO DA ARTE


Prorrogadas até 09/10 as inscrições para o 4° ESPAÇO EXPOSITIVO BECO DA ARTE - SP

A inscrição poderá ser entregue pessoalmente no Beco da Arte na Rua Major Maragliano, nº47, Vila Mariana, São Paulo, SP, CEP: 04017-030 de segunda à sexta das 10h às 12h (exceto feriados), ou postadas via correio (recomenda-se uso de SEDEX para os últimos dias de inscrição).


Edital e ficha de inscrição podem ser obtidos - http://quartonobeco.wordpress.com/