A Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN) divulgou o resultado do III Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais. Entre os 139 trabalhos inscritos de todo o RN foram escolhidas as obras de 20 artistas, que serão expostas no III Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais, na Galeria da Biblioteca Câmara Cascudo, no período de 17 de Dezembro a 22 de janeiro de 2010.
Foram indicados como vencedores, o artista Vairvtae, com a Escultura em sucata intitulada "Cristo", em primeiro lugar Marinho, com a gravura" Invisibilidade", em segundo lugar e Leandro Garcia, com a instalação "Spectrum" em terceiro lugar.
Foram concedidas duas menções honrosas aos artistas Guaraci Gabriel , com a instalação "O gênio da lâmpada" e Pedro Ivo, com a fotografia "Tribalismo".
Os três primeiros colocados serão premiados com o valor de R$ 3 mil, 2.5 mil e 2 mil respectivamente. Todas as obras poderão ser comercializadas durante o evento, exceto as premiadas, que passarão a pertencer ao acervo da FAPERN.
Todos os 20 artistas selecionados receberão a importância de R$ 500 reais como prêmio de participação.
A comissão da seleção do III Salão Abraham Palatinik de Artes Visuais, foi composta pelos artistas plásticos Venâncio Pinheiro, Marcos Andruchak e Gláucio Bezerra Brandão.
Os autores das obras classificadas são: Leandro Garcia, Jean Sartief, Newton Avelino, Mário Sergio, Cássio Murilo, Janne Santos, Geraldo Patrício, Ney Morais, Ana Antunes, Pedro Ivo, Vairvtae, Avelino Pinheiro, Marinho, Pablo Pinheiro, Águeda Ferreira, Arthur Ricardo, Ricardo Junqueira, Max Pereira, Guaraci Gabriel e Abraão Lima.
Criado em 2007, o Salão Abraham Palatnik tem por objetivo incentivar, reconhecer, divulgar os artistas norte-riograndenses, além de promover o intercâmbio dos artistas participantes e suas obras. Visando a difusão, o fomento, a seleção e a premiação da produção artística no campo das artes visuais que se utilizam das novas tecnologias e novas técnicas aplicadas à arte.