No dia 13 de janeiro deste ano, o Presidente da República instituiu através de decreto, o dia 05 de março como o Dia Nacional da Música Clássica. Por todo o país vários eventos acontecem para comemorar o primeiro ano da nova data. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará apresentação com a estréia do maestro francês Yan Pascal Trotelier e será transmitida, em alta definição, pela TV Cultura, a partir das 23h10 (logo após o seu encerramento na Sala São Paulo).
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, realiza o evento Música Clássica: um direito de todos.
Na próxima quinta-feira (05) as portas do Teatro Alberto Maranhão estarão abertas, gratuitamente, para apresentar 10 atrações do cenário da música clássica potiguar.
05 de Março foi escolhido como o Dia Nacional da Música Clássica por ser a data de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que será homenageado durante o evento através da apresentação de algumas de suas obras. Subirão ao palco do TAM professores do Instituto de Música Waldemar de Almeida, da Escola de Música da UFRN e outros artistas.
A intenção da data é dar visibilidade a música erudita, oferecer a população uma programação que normalmente o público não tem acesso. “Queria que as pessoas pudessem tirar um pouco essa imagem da música erudita como algo distante, inacessível, como se fosse uma arte de elite. Gostaria que os jovens pudessem apreciar esse tipo de música sem rotular. Para isso é preciso conhecer, ter acesso, daí a importância do evento”, afirma Sérgio Farias, diretor do Instituto de Música Waldemar de Almeida e organizador do Música Clássica: um direito de todos. Além disso, a ação também é um importante meio de divulgação do trabalho de quem faz essa arte no estado, pois normalmente esses profissionais não encontram lugar no mercado, restringindo suas apresentações a eventos sociais, como casamentos.
O Música Clássica: um direito de todos tem como convidada especial a Escola de Música da UFRN e contará com a participação de: Alexandre Siqueira (violão);Antônio de Pádua (trompete) e Faisal Hussein (violoncelo);Grupo Clarinetas (Percussão);Fábio Presgrave (violoncelo);José Fernandes (barítono);Alzeny Nelo (soprano);Nazaré Rocha (soprano);Guilherme Rodrigues (piano);Marluze Romano e Marileide Lima (piano);Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte com participação da soprano Alzeny Nelo.
O evento tem início as 18h do dia 05 de março.
Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente a partir de amanhã (04) na bilheteria do TAM. Quem passar em frente ao teatro também poderá conhecer um pouco mais da música clássica através de uma exposição com biografias de grandes instrumentistas como Nelson Freire e Bidú Sayão, explicações sobre instrumentos musicais e um material especial sobre a família Almeida. Família potiguar de extrema importância para o cenário musical do Estado, inclusive tendo um de seus membros, Waldemar de Almeida, sido o escolhido como patrono do Instituto de Música da FJA.
Para quem quiser já festejando, hoje, dia 03, é o início da série Noites Clássicas, na TV Cultura, com apresentação do concerto da Orquestra Acadêmica do 39º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, sob regência do maestro belga Ronald Zollman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário