Até este domingo, 08, acontece o I Festival Cultura Digital - Tecnologia livre com prazer! O evento acontece a partir das 15h e é gratuito - reúne música, software livre, novas tecnologias, robótica e cultura popular. A entrada é uma peça de computador (mouse, cabo usb, teclado etc) para projetos de metareciclagem ou 1 kg de alimento.
O atual e inevitável debate sobre a cibercultura, seus produtos, desafios, e propostas ganha espaço para se realizar e se reinventar no Circo Voador.A programação do 1º Festival Cultura Digital do Rio de Janeiro, realizada pelo Pontão de Cultura Digital do Circo Voador (projeto do Ministério da Cultura), pretende não só repensar a cybercultura, mas também expor o que já está sendo feito de inovador na área.
Os portões abrem às 15h, com várias atividades simultâneas: Oficinas de Robótica, Computação Física e PureData, Maratona Aberta de Games Livres, Install Fest. A partir das 18h o debate "Ainda somos os mesmos e licenciamos como nossos pais?" irá tratar de direito atual, licenciamentos, generosidade intelectual e novas tecnologias, com a presença do professor Sérgio Amadeu e do pesquisador Thiago Novaes.Durante o Install Fest, quem tem interesse em conhecer mais sobre o Linux e outras plataformas pode trazer sua máquina que uma equipe especializada ajuda a configurar e até mesmo a instalar o software livre pra você na hora.
Na área de games, expoente da cultura digital, acontecerá campeonatos de games livres e de robótica que prometem agitar a lona virtual.Ainda no sábado, às 20h, a cantora e pesquisadora Luciane Menezes realizará a oficina "Danças e cantos tradicionais do Brasil: a ancestralidade da cultura livre".
A partir das 22h, fechando a programação da noite, shows com bandas ligadas ao conceito de Cultura Livre: Seychelles (SP), Arthur Joly (SP), Banda Leme (RJ), B Negão (RJ) e o projeto ChoroFunk, que reúne Sergio Krakowski, Sany Pitbull e convidados especiais (RJ).No domingo, dia 8, ficará para os presentes a pergunta que não quer calar: "Dos genes aos bites: qual o alcance e os objetivos do modelo de propriedade intelectual hoje?". Exibição de filmes que já caíram em domínio público, como Viagem à Lua (Méliès) vão ganhar nova trilha sonora ao vivo, pelas bandas Fabriqueta, Os Hitchcocks, Saracutica, e o Laranja Dub que refarão ao vivo a trilha sonora para o clássico jogo de luta Street Fighter 2.A partir das 22h, encerrando o festival, edição deluxe do Dorkbot-Rio, com as apresentações dos trabalhos da MediaSana (PE), dos Botânicos, Dziga Vertov e Liz Christine.
A entrada é uma peça de computador (mouse, cabo USB, teclado etc) para projetos de metareciclagem, um livro ou 1 kg de alimento.
Veja a programação completa em
Nenhum comentário:
Postar um comentário