quinta-feira, 19 de março de 2009

Artistas potiguares intervem em obra que seguirá para a X Bienal de Havana

Obra em construção


Nesta sexta feira, 20 de março, às 20h, o coletivo Aladim, ainda em formação, composto por artistas potiguares, dará início a segunda etapa do Projeto Aladim e a Identidade maravilhosa na Praça Juscelino Kubitschek, no conjunto Alvorada I, próximo da antiga Casa Shock Show, na estrada da Redinha. A ação é aberta a artistas e interessados que desejarem intervir em um imenso painel que tem como ponto de partida a obra Guernica, de Pablo Picasso. A ação está participando da Bienal de Havana.

Um dos pontos altos da noite é a ilustríssima participação dos multitalentosos artistas do Circo Tropa Trupe e a distribuição dos Passaportes Intergalácticos - que dão acesso a intervenção na obra e a união de sonhos e ações em prol do universo, os mesmos passaportes serão distribuídos em Cuba. A primeira etapa das intervenções aconteceu durante as comemorações do dia da poesia, na Praça Augusto Severo, onde a imensa lona foi exposta para que os artistas iniciassem o processo de intervenção.

Ao final destas ações a obra seguirá, ainda no mês de março, junto com uma equipe formada por sete artistas do Coletivo, representando o Rio Grande do Norte na Bienal de Havana. São eles: Guaraci Gabriel, Wendel Gabriel, Julio Castro, Afonso Martins, Francisco Gileno, Marcelo Amarelo e Jean Sartief. Chegando lá os artistas apresentarão a obra criada em solo e ventos potiguares para o mundo, e realizam a terceira fase do projeto que consiste em propor a mesma intervenção aos artistas e ao povo cubano, bem como aos presentes na Bienal de Havana.

Ao final do evento, a obra que foi produzida em terra potiguar será doada a Cuba e a obra produzida no solo cubano será doada ao Governo do Rio Grande do Norte.

O projeto foi possível com a já notória ousadia do intrépido Guaraci Gabriel que deu o ponta-pé inicial enviando a proposta à seleção da X Bienal de Havana. Com a devida aprovação seguiu-se a mobilização para reunir recursos financeiros e humanos para a viabilização da ação coletiva. “A partir de agora somos vários e a obra tem a mão, o coração e os olhos de todos que estiverem dispostos a participar”, ressalta o artista. “Com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal do Natal e da Prefeitura de Mossoró, de J. Patrício (Mossoró) e da empresa Compal (Natal), é e está sendo possível engrandecer ainda mais a nossa cidade no panorama artístico mundial”.

Os artistas ainda estão lutando para colocar de pé a Estação Intergaláctica – um espaço de convívio, arte, contemplação e ação – já em fase de construção próximo a praça onde acontecerá o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário