terça-feira, 30 de junho de 2009
PERFORMANCE ARTE
segunda-feira, 29 de junho de 2009
FUNARTE LANÇA AMANHÃ 3 NOVOS EDITAIS
sábado, 27 de junho de 2009
CURTAS
quarta-feira, 24 de junho de 2009
70 ANOS DO FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Para quem estiver em sampa vale a pena conferir a exposição, no Centro Cultural São Paulo, da exposição "Foto Cine Clube Bandeirante - 70 Anos", em comemoração ao aniversário da instituição, fundada em 1939 por Eduardo Salvatore com a intenção de fazer da fotografia uma atividade artística.
A mostra que fica em cartaz entre 27 de junho e 30 de agosto tem curadoria de Iatã Cannabrava e Monica Caldiron e reúne 124 imagens de mais de 40 fotógrafos. Na mostra estarão presentes os clássicos já visitados anteriormente por pesquisas como a de Heloise Costa no Livro a Fotografia Moderna no Brasil, ou apresentados nos últimos anos em exposições como Fragmentos: Modernismona Fotografia Brasileira, também organizada por Iatã Cannabrava na Galeria Bergamin em São Paulo: Thomaz Farkas, José Yalenti, Geraldo de Barros,Rubens Teixeira Scavone, Eduardo Salvatori, Gaspar Gasparian. Porém, chama a atenção a significativa presença de outros autores, que mesmo não tendo repercutido tanto quanto as estrelas desse período, são detentores de uma igualmente criativa produção
Entre os fotógrafos que assinam as imagens expostas estão: Aldo A. de Souza Lima, Alfio Trovatto, Antonio Ferreira Filho, Antonio Silva Vitor, Armando Moraes Barros, Carlos Comelli, Carlos Frederico Latorre, Casimiro P. Mello, Chico Albuquerque, Claudio Pugliese, Dulce Carneiro, Eduardo Ayrosa, Eduardo Enfeldt, Eduardo Salvatore, Frederico Mielenhausen, Frederico S. Camargo, Fredi Kleemann, Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, German Lorca, Gertrudes Altschul, Ivo Ferreira da Silva, Jean Lecocq, Jerzy Reichmann, João Minharro, José Carlos Santos, José Mauro Pontes, José Oitcica Filho, José Yalenti, Kazuo Kawahara, Marcel Giró, Marguerita Ducco, Nair Sgterenyi, Narbal Knabben, Nelson Kojranski, Oldemar Matiazzo, Paulo Minervini, Raul Eitelberg, Roberto Marconato, Roberto Yochida, Rubens Teixeira Scavone, Suely Barbosa Lacerda, Tadeu J. Cruz, Thomas Farkas, Tufy Kanji e Valencio de Barros.
Onde:
Centro Cultural São Paulo -CCSP - piso Flávio de Carvalho
Endereço:
r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, São Paulo, SP.
Tel.: 0/xx/11/3397-4002.
Até 30/8. Ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb. e dom.: 10h às 18h.
Grátis.
http://www.centrocultural.sp.gov.br/.
PICASSO ARREMATADO POR 5,7 MILHÕES DE LIBRAS
terça-feira, 23 de junho de 2009
CONCURSO FOTOGRÁFICO PROMOVIDO PELA ONU
A intenção da campanha é destacar ações bem sucedidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio , série de metas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015. “O desenvolvimento é comumente retratado com imagens de desolação e desespero, apesar de inúmeras iniciativas, programas, idéias e parcerias que estão mudando a vida de milhões de pessoas em nosso mundo”, afirma texto do IPC-IG sobre a ação.
Os interessados em participar podem inscrever até cinco fotos – com título e legenda – no site da iniciativa até 1º de outubro. A imagem deve estar relacionada a umas das 14 áreas temáticas selecionadas pelos organizadores:
1 Superação da pobreza, exclusão social e marginalização.
O resultado sai no dia 30 de outubro. As fotos selecionadas vão participar de exibições em cidades como Nova York, Brasília e São Paulo e vão ter destaque em meios de comunicação das Nações Unidas, incluindo páginas de internet e o Departamento de Informação Pública da Organização. Os autores das fotografias vão receber certificado emitido pelo IPC-IG e seus parceiros. As fotografias não selecionadas serão mantidas na base de fotos da ONU, compartilhada por várias agências e pelo Secretariado da Organização.
Alguns dos principais resultados da campanha incluirão uma galeria de fotos que será permanentemente exposta no escritório do IPC-IG e aberta à visitação pública; uma série de exposições fotográficas em diversas cidades ao redor do mundo; e um banco de fotos que será compartilhado com os parceiros da campanha e várias agências e departamentos da ONU. Junte-se a nós na divulgação do desenvolvimento através novas perspectivas! Vamos promover e compartilhar iniciativas de desenvolvimento bem sucedidas! Contribua! Participe!
VÍDEO ARTE CUBANA CONTEMPORÂNEA
sábado, 20 de junho de 2009
2º Concurso Nacional de Fotografia CONSIGO A MELHOR IMAGEM
DICA DE SITE
sexta-feira, 19 de junho de 2009
OFICINAS GRATUITAS - VERBO/FUNARTE - SP
Público alvo: Artistas e público em geral.
Número máximo de participantes: 15 pessoas.
Os interessados em participar da oficina deverão encaminhar currículo e carta de intenção (MÁXIMO DE 1000 CARACTERES) para o email oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.
Em um momento em que a Performance prolifera e criadores de diversas disciplinas tendem a chamar seus trabalhos de performance, parece contundente refletir sobre questões como presença e representação, percepção e incorporação, e a comunicação entre corpo e espaço, artista e público. Diferentemente dos espetáculos de dança ou teatro, na performance público e artista dividem o mesmo plano espacial, fato que torna esta relação mais imediata. Esta proximidade apresenta questões como a que ocorre entre observador e observado e faz com que qualquer gesto, por mais sutil que seja, assuma grande importância na leitura do trabalho.
Público alvo: Dançarinos, performers, artistas visuais e público em geral.
Número máximo de participantes: 15 pessoas.
Seleção:
Período: 8, 9, 10 e 11 de julho, de 2009, das 11 às 18hs
Aparelhagens da Cidade pretende introduzir a experiência do tecnobrega paraense em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Os participantes deverão explorar o potencial e as práticas musicais e da arquitetura do ambiente urbano. Eles serão convidados a investigar os costumes sociais e musicais da cultura da periferia de forma a ampliar seu potencial, conceitualizando as idéias desenvolvidas a partir do entorno. As propostas e as idéias dos participantes podem se materializar em objetos, mobília, ou na criação de elementos arquitetônicos . A oficina pretende criar um debate sobre arquitetura e som, através dos elementos sonoros e da cultura musical da cidade com a intenção de criar ambientes urbanos simbólicos.
Público alvo: estudantes, artistas visuais, arquitetos, performers e público em geral.
Número máximo de participantes: 7 pessoas, aberto para ouvintes.
Seleção: Os interessados em participar da oficina deverão baixar o formulário disponível na home do site da Vermelho (http://www.galeriavermelho.com.br/).
quinta-feira, 18 de junho de 2009
JORNAL DA FOTOGRAFIA
terça-feira, 16 de junho de 2009
FESTIMAGE 2009 FOI PARA A FOTÓGRAFA VICTORIA BALABAN, DA MOLDÁVIA
segunda-feira, 15 de junho de 2009
REVISTA CULTURA TRAZ MATÉRIA SOBRE COLETIVOS
Há 12 anos, um grupo de arquitetos recémformados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/ USP) decidiu alugar uma casa no Morro do Querosene, na capital paulista, e criar um ateliê. A casa estava localizada na rua Bijari e o endereço acabou batizando aquele que se tornaria um dos coletivos mais atuantes e resistentes de São Paulo. O grupo, composto por nove pessoas, teve poucas baixas e alterações ao longo de sua história, construiu um portfólio de peso e, mais de uma década depois, continua dividindo uma casa e criando de forma conjunta.Desde que percebeu a força de sua identidade coletiva, o Bijari abriu mão da assinatura individual e todos os trabalhos levam a marca do grupo formado por Eduardo Fernandes, Frederico Ming, Flávio Araújo, Gustavo Godoy, Geandre Tomazoni, Maurício Brandão, Olavo Ekman, Sandro Akel e Rodrigo Araújo. Dada a formação de arquitetos, o Bijari tem na cidade, na ocupação do espaço urbano, a força que sustenta o seu trabalho, desenvolvendo projetos em diversos suportes e tecnologias.
INTERDISCIPLINAR
quarta-feira, 10 de junho de 2009
ARTIVISMO...LEI A MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA PÁGINA 22
terça-feira, 9 de junho de 2009
CARNE no Sesc Pompéia
segunda-feira, 8 de junho de 2009
NESTA QUARTA TEM O LANÇAMENTO DO CATÁLOGO DA REDE DE SONHOS
De acordo com Ciro Celestino Figueiredo, design e arquiteto que dá assessoramento ao grupo, “A iniciativa é ousada, mas reflete a determinação destas artistas que superam todas as dificuldades do dia-a-dia para se reunirem e produzirem.”
As peças trazem conceitos e tendências do que é visto no mercado, como detalhes florais, conceito ambiental etc . “Há um estudo para adequar o que existe no mercado de moda, tendência para as habilidades das artistas artesãs.”, complementa o design.
O projeto que deu origem ao grupo Rede de Sonhos é desenvolvido pelo CEDECA – Casa Renascer que capacitou vários grupos nesse período de um desses nasceu o Associação Rede de Sonhos. O CECECA tem como propósito defender os direitos humanos de jovens e crianças em situação de risco e fortalecer a democracia e diminuição das desigualdades.
Várias lojas, empreendedores, consumidores e grandes empresas estão atuando como parceiros e clientes o que têm aumentado o interesse do mercado pelos produtos. O catálogo conta com cerca de 30 fichas individuais que vão se complementando dentro do espírito da nova coleção que enfoca a coletividade, a regionalidade e o espírito de união. A concepção gráfica foi desenvolvida pelo artista visual Jean Sartief.
O lançamento do catálogo será nesta quarta-feira, 10 de junho, na loja Movelaria, situada no shopping Espacial Mall, na Av. Eng. Roberto Freire – que também é parceira e cedeu o espaço para exposição dos produtos.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Exposição no Branco do Olho
quinta-feira, 4 de junho de 2009
UMA BOA PRÁTICA PARA TODAS AS CIDADES
A Desvenda é uma iniciativa independente de artistas/produtores de Porto Alegre e pretende ser um espaço para o desenvolvimento de atividades de integração, de troca e de construção coletiva entre artistas e seu público. Acontece no primeiro domingo de cada mês, das 16h às 22h.
Este mês, a além da já esperada feira Desvenda, a travessa Venezianos será palco para várias atividades artísticas independentes. Artistas, grupos, linguagens e propostas diversas se unem para criar um momento cultural efervescente: Associação Chico Lisboa e Atelier 7 terão suas portas abertas para o convívio, Galeria Azul trará seu acervo para a travessae, a partir das 18h30min, show com a CowBees com projeções de vídeos da banda e vídeos experimentais de artistas de Porto Alegre.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
terça-feira, 2 de junho de 2009
OCUPAÇÃO - NELSON LERNER NO ITAÚ CULTURAL
Fonte: http://rgvogue.ig.com.br/festa/2009/05/28/ocupacao+nelson+leirner+6393921.html
VISITE O SITE DA EXPOSIÇÃO!
http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/
segunda-feira, 1 de junho de 2009
PRATICAS PARA UMA CASA URBANA SUSTENTÁVEL
PETER WEBB formou-se na Austrália em Horticultural Science; estudou Permacultura com o seu mentor BillMollison; e foi responsável pelo Banco de Sementes do Jardim Botânico de Melbourne por três anos. Em 1980, mudou-se para Inglaterra onde deu início ao trabalho de Cirurgia em Árvores e formou-se em Agricultura Biodinâmica, na Emerson College, em Londres. Desde 1984, passou a morar no Brasil. Por catorze anos, viveu de modo autosustentável em Matutu, no Sul de Minas Gerais. Em 1998, mudou-se para São Paulo, onde, desde então, tem administrado cursos e desenvolvido projetos de Agroflorestas, Agricultura autosustentável, Consultoria ambiental, Paisagismo, Cirurgia em árvores e Reflorestamento. Desde 2002, ao unir a Permacultura à Psicologia do Budismo Tibetano em parceria com Bel Cesar, desenvolve atividades de Ecopsicologia no Sítio Vida de Clara Luz, em Itapevi, São Paulo.
SESC Pinheiros