terça-feira, 23 de junho de 2009

CONCURSO FOTOGRÁFICO PROMOVIDO PELA ONU


ONU lançou uma campanha mundial para escolher 50 fotografias relacionadas à superação de obstáculos ao desenvolvimento, como pobreza, exclusão social e marginalização. Com o tema “Humanizando o Desenvolvimento”, a iniciativa é promovida pelo IPC-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro, e apoiada por instituições de todo o mundo, do Metrô de São Paulo à Universidade de Calvary, em Singapura.

A intenção da campanha é destacar ações bem sucedidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio , série de metas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015. “O desenvolvimento é comumente retratado com imagens de desolação e desespero, apesar de inúmeras iniciativas, programas, idéias e parcerias que estão mudando a vida de milhões de pessoas em nosso mundo”, afirma texto do IPC-IG sobre a ação.

Os interessados em participar podem inscrever até cinco fotos – com título e legenda – no site da iniciativa até 1º de outubro. A imagem deve estar relacionada a umas das 14 áreas temáticas selecionadas pelos organizadores:


1 Superação da pobreza, exclusão social e marginalização.

2 Aumento das opções para pessoas e apoio a iniciativas de desenvolvimento local.

3 Promoção de auto-estima, confiança e esperança.

4 Combate a privação e expansão do acesso a alimentação, água, saneamento, educação, saúde e serviços aos mais pobres.

5 Eliminação de desigualdades de gênero no mercado de trabalho.

6 Empoderamento feminino.

7 Combate a descriminação, violência doméstica, abuso e exploração.

8 Eliminação do trabalho infantil e estímulo a oportunidades de trabalho decente.

9 Expansão do acesso a educação, melhoria de sua qualidade e inclusão social através de abordagens inovadoras.

10 Iniciativas inovadoras em desenvolvimento local e aumento da participação da comunidade em processos decisórios.

11 Ampliação do potencial e da participação feminina nos processos de desenvolvimento.

12 Promoção da liderança e de oportunidades iguais para desenvolvimento de talentos das mulheres.

13 Criação de governança democrática e desenvolvimento de instituições e processos que são responsivos às necessidades dos cidadãos comuns, inclusive dos pobres. Atenuação da exclusão, sofrimento, injustiça e desperdício causado pela corrupção.

14 Encorajando o empoderamento de cidadãos para combatir a influênça destrutiva da corrupção e o abuso do poder.


Inscrições

De 1 de junho a 1º de outubro pelo site da campanha .
O resultado da seleção sai em 30 de outubro.

O resultado sai no dia 30 de outubro. As fotos selecionadas vão participar de exibições em cidades como Nova York, Brasília e São Paulo e vão ter destaque em meios de comunicação das Nações Unidas, incluindo páginas de internet e o Departamento de Informação Pública da Organização. Os autores das fotografias vão receber certificado emitido pelo IPC-IG e seus parceiros. As fotografias não selecionadas serão mantidas na base de fotos da ONU, compartilhada por várias agências e pelo Secretariado da Organização.


Alguns dos principais resultados da campanha incluirão uma galeria de fotos que será permanentemente exposta no escritório do IPC-IG e aberta à visitação pública; uma série de exposições fotográficas em diversas cidades ao redor do mundo; e um banco de fotos que será compartilhado com os parceiros da campanha e várias agências e departamentos da ONU. Junte-se a nós na divulgação do desenvolvimento através novas perspectivas! Vamos promover e compartilhar iniciativas de desenvolvimento bem sucedidas! Contribua! Participe!


Visite o site da campanha disponível em todos os idiomas da ONU e em português: http://www.ipc-undp.org/photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário