quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ERA CARNEIRO





Acostumado a lidar com todo tipo de público, o estilista e cineasta Riccard8 San Martini propõe uma coleção batizada ERA CARNEIRO inspirada nos diversos conflitos e hipocrisias da sociedade. Sensível e antenadíssimo, o estilista questiona sobre quem é a verdadeira ovelha negra do rebanho, já que hoje as ovelhas brancas se vestem de falsidades e hipocrisias com sorrisos imaculados pregando o retrocesso. A aposta desta coleção, que traz 35 looks femininos (nas cores preto e branco, que se unem e se separam e traduzem a eterna luta humana), é gerar uma reflexão sobre nossos atos. Ao fugir do óbvio e de todos os jargões conceituais, Riccard8 encontra um caminho próprio que o diferencia a cada apresentação. Além da aposta na modelagem minimalista, esguia, justa, abandonando o volume e ressaltando o corpo, a coleção prioriza a versatilidade e a praticidade. Os looks, curingas, são limpos, com zíperes e ao mesmo tempo são poderosos e mudam de cara conforme os complementos e acessórios que a mulher utilize. Adepto da sofisticação prática, San Martini preserva a elegância e o bom gosto, e dispensa as tendências chatas e vazias. “A proposta é gerar uma reflexão sobre nossos preconceitos, tabus, pensamentos retrógrados presentes em nós, na nossa própria família, nas empresas, nas segmentações e discriminações que nos fazem andar para o sacrifício e não para um futuro consciente. Estamos travando guerras imaginárias e reais em que, ao final, sempre sairemos machucados”, conclui.


Pela primeira vez o estilista trabalha em escala industrial nas peças que vão do Prêt-à-Porter à alta costura, passeando pela alfaiataria com uso de fibras mistas (naturais e tecnológicas). Não há dúvida, entretanto, que há tempos Riccard8 San Martini, vem chamando atenção para suas reflexões.


Nesta coleção, em especial, o estilista traz novas propostas sem deixar de falar do que o incomoda. Se houve um tempo em que para estar na moda a mulher precisava ter atitude, hoje essa mesma atitude já é uma condição natural dessa mulher cada vez mais cheia de personalidade e ousadia, coerentes com seu tempo; consciente do planeta, de sua cidade, do País e sabedora de tudo que a cerca, de todos que tentam aprisioná-la e de que os únicos limites são aqueles que nos impomos.


Riccard8 desembaça a fronteira entre moda e arte e traz para o cotidiano de suas criações uma força rara, uma moda inovadora e consciente.


E como numa era de globalização, parcerias são fundamentais o estilista teve dois grandes apoios. Um foi da loja Club Fun "Sua Loja Autorizada Melissa", que além de investir na coleção estará cedendo os sapatos para o desfile, com o modelo Dragon Ball Love – Viviene Westwood, juntamente com os sapatos Dumont, as lojas ficam no Midway Mall. E outra é a produção executiva da consultora de moda Roberta Pimenta, que viabilizou a execução e parcerias do estilista para desenvolver a coleção. Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação de Moda e Comércio Exterior, pelo Instituto Metodista de Ensino Superior/SP e atua no mercado de moda e beleza há 20 anos como consultora (marketing de moda e pessoal, etiqueta no trabalho, visual) jornalista, produtora, palestrante e professora (UNP, SENAI, SENAC). Atualmente é colunista do jornal Correio da Tarde e da Revista Foco, bem como do site http://www.tokdeclasse.com.br/.A trilha sonora criada exclusivamente para o desfile, foi composta e tocada por Oswin Lohss, pianista e compositor de Hamburgo na Alemanha. As jóias são de Valéria Françolin. O make-up e a hair teve a concepção e execução nas fotos de Cida San Martini, companheira para todas as horas do estilista. As fotos são de Manú e a modelo é Michele Porpino. Finalizando toda a poesia e sensibilidade de Jean Sartief que escreveu o texto da coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário