sexta-feira, 18 de setembro de 2009

III Simpósio e Temporada de Projetos: inscrições abertas


Até o dia 09 de outubro, o Paço das Artes recebe inscrições para a Temporada de Projetos 2010.

Conhecido em todo o Brasil por abrir espaço à produção artística emergente e à consequente reflexão que a acompanha, o programa completou dez anos em 2009.

A efeméride trouxe como novidade duas mudanças significativas no programa, que passou a ser anual depois de cinco edições bienais e a disponibilizar uma ajuda de custo para artistas e curadores participantes. Além disso, pela primeira vez, está prevista a publicação de um catálogo bilíngue reunindo imagens e textos de todos os projetos apresentados ao longo de 2009.

Em sua 7ª Edição, a Temporada de Projetos 2010 realizará nove exposições individuais em espaço coletivo e um projeto de curadoria, que poderá incluir no máximo sete artistas. Paralelamente, estão previstas no programa mostras de artistas convidados pela instituição.

Os interessados deverão se inscrever pessoalmente ou pelo correio, até dia 09 de outubro de 2009. A ficha de inscrição ficará disponível também no site da instituição: www.pacodasartes.org.br.

Concebido por Daniela Bousso, diretora geral do Paço das Artes, o programa tem como objetivo o fomento das manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Contempla projetos de pintura, gravura, desenho, escultura, objeto, instalação, fotografia, videoarte, videoinstalação, performance, happening, arte on-line, ciberarte, software art, multimídia, novas mídias (eletrônicas e digitais), além de uma proposta de curadoria.

"A Temporada de Projetos conquistou um importante lugar no cenário artístico brasileiro, por conceder espaço aos profissionais em busca de reconhecimento e promover uma constante reflexão sobre os rumos das artes visuais no país", afirma Daniela Bousso.

Com a conquista das melhorias, o programa atinge novo patamar, explica a diretora técnica da instituição, a pesquisadora Priscila Arantes. "Com o up grade, além dos artistas e curadores selecionados contarem com melhores condições para desenvolvimento de seus trabalhos, apostamos na dinamização das trocas de conhecimentos e experiências entre artistas, críticos, curadores e estudiosos".

Temporada de Projetos 2010

As inscrições para a edição 2010 foram prorrogadas até 09 de outubro. Serão aceitas propostas de candidatos residentes em qualquer parte do mundo, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas para esta iniciativa. Para a categoria projeto curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas.

Não serão aceitas inscrições de artistas e coletivos que participaram das edições da Temporada de Projetos dos biênios de 2007/2008, nem da edição de 2009. Para mais informações sobre como participar do programa, acesse o site www.pacodasartes.org.br.

Os artistas selecionados receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300,00. O projeto de curadoria selecionado receberá o valor de R$ 3.500,00. Os contemplados que residirem em outros Estados receberão passagem aérea (território nacional), hospedagem, traslados e ajuda de custo por cinco dias.

Os selecionados terão direito, ainda, a mesa redonda com o júri e coquetel de lançamento da Temporada 2010, convite, folder ou catálogo e programação visual a critério da instituição, divulgação por meio de assessoria de imprensa, texto crítico para exposições individuais (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador), inclusão dos textos e imagens das mostras no site e livro composto por textos institucionais, imagens e verbetes, que inclui todas as mostras ocorridas.

A cada exposição, o setor educativo do Paço das Artes promoverá o evento "Conversa com o Artista" e, no caso de curadoria, "Conversa com o Curador", em datas a serem definidas. A seleção dos dez trabalhos contemplados será feita por uma comissão de até sete jurados, críticos e curadores convidados pela instituição. O resultado final será divulgado durante os meses de outubro e novembro de 2009, no site do Paço das Artes e na imprensa. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário