sábado, 21 de fevereiro de 2009

ARTISTA POTIGUAR É PREMIADO NO XII SART, EM PORTO VELHO

uma das 15 fotos que compõe o painel Da pedra à carne, de Jean Sartief

Resultado do Ao todo foram inscritas 217 obras de mais de 50 artistas. Desses, 41 artistas são de Rondônia e apenas dois do interior: um de Ji-Paraná e um de Costa Marques. Além dos representantes rondonienses, o Sart também recebeu inscrições de artistas de outros estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte.

O trio de artistas plásticos Ariel Argobe, Ângella Schilling e Maria José Saraiva passaram o fim de semana analisando as obras inscritas na 12ª edição do Sart Salão de Artes Plásticas de Rondônia, promovido pelo Governo Estadual, através da Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), que premiará quatro obras com prêmios de R$ 6 mil. E segundo Geraldo Cruz, diretor da Casa de Cultura Ivan Marrocos e responsável pelo edital, a qualidade dos trabalhos surpreendeu a todos. A qualidade técnica e estética das obras é ótima. Percebemos que os artistas locais evoluíram muito. Todos estão num nível técnico para concorrer em muitos outros Salões de Arte do País, garante Cruz.

Ao todo foram inscritas 217 obras de mais de 50 artistas. Desses, 41 artistas são de Rondônia e apenas dois do interior: um de Ji-Paraná e um de Costa Marques. Além dos representantes rondonienses, o Sart também recebeu inscrições de artistas de outros estados como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte. Ficamos satisfeitos com o número de inscritos. Porém, ainda é preciso atingir outras regiões. Queremos que representantes de outros estados venham somar e que mais artistas do interior de Rondônia participem, expressa Geraldo.

Os selecionados - Para participar da exposição e da segunda seleção, onde serão escolhias as obras premiadas, o júri selecionou 42 obras de 33 artistas. Desses, 37 são representantes de Porto Velho. Apenas um do interior do Estado: Homero Rodrigues dos Santos, de Costa Marques. E quatro não são rondonienses: Milton Mota e Mônica Ancapi, de São Paulo; Sílvia Penharbel, do Paraná.
Foram premiados:
Jean Sartief, com a obra Da pedra à carne (fotografia)/RN
Sílvia Feliciano, com a obra Cidades que Sobem pelas Paredes (Instalação)/ RO;
Margôt, com a obra: Rio Madeira (instalação)/ RO
Nonato Cavalcante, com a obra: Segregação (Objeto)/RO
Menções Honrosas:
Júlio César, com a obra: Fé (pintura) RO
Sílvia Flores, com a obra Flores (pintura) PR
Homero Santos, com a obra: Mulher, Passado e Presente (escultura em madeira) RO
Adelina Jacob, Sabrina Carvalho e Silvia Feliciano, com a obra: Gente de Toda Espécie (Objeto) RO
Míkéliton, com a obra: Café da Manha na Sala do Hotel (pintura) RO


Da pedra à carne, 2008, Jean Sartief

Percebemos que a participação de artistas do interior de Rondônia foi muito pequena, mas não por falta de divulgação, que foi maciça. Mas por falta de uma efetiva produção de artes plásticas contemporâneas, analisa Geraldo que complementa: Precisamos pensar em ações educativas voltadas para o estímulo da produção de arte contemporânea em nosso estado. Muitos trabalhos inscritos no Sart são de uma profunda qualidade estética e técnica, porém a maioria não representa o conceito de arte contemporânea, que é a pesquisa e busca de novos conceitos artísticos, define.

Milton Mota
Assis Shathobriand
Romilda Teixeira
Sílvia Flores
Mikéliton
José Messias
Júlio César
Nonato Cavalcante
Denise Cambraia
Fátima Montanari
Adelina Jacob; Sabrina Carvalho e Sílvia Feliciano
Luciano Pinheiro
Maria Regina
Eliseu Neres
Homero Santos
Sílvia Feliciano
Margareth Paiva (Margot)
Mônica Ancapi
Edilsa Mota
Rogério Neves (Gog)
Paulo Arruda
Pedro Wanderley
Murilo Valente
Jean Sartief
Joéser Alvarez
José Gomes
Ariana Boaventura
Joeser Jr
Andréia Fortini

Um comentário:

  1. Valeu cara! Parabéns! Super premiado,hein! Parabéns, você merece!

    Gillane

    ResponderExcluir