quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

FUNCARTE PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA ROTEIRISTAS QUANTO A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS NOS EDITAIS DO MINISTÉRIO DA CULTURA


A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), oferecerá aos roteiristas cinematográficos potiguares, tanto estreantes quanto veteranos, a oportunidade de se capacitarem para a apresentação de projetos no novo edital lançado pelo Ministério da Cultura.


As inscrições podem ser feitas de 2 a 5 de março na sala da Lei Djalma Maranhão localizada na Capitania das Artes, pela manhã e à noite. O curso acontece de 5 a 13 de março, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. Serão oferecidas 20 vagas.


O curso é oferecido pelo Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo Cultural da Funcarte, criado na nova gestão do presidente César Revorêdo e cuja coordenação ficou aos cuidados do jornalista Henrique José Cocentino Fernandes.


As aulas serão ministradas pelo roteirista Cristóvão Pereira. O objetivo do curso é instruir os alunos a escrever de forma correta os argumentos necessários para dar entrada no edital do MinC. Cristóvão Pereira é formado em Roteiro pelo Casarão de Laranjeiras (RJ), já ministrou oficina em eventos como o Festival de Cinema de Natal (FestNatal) e é sócio-fundador da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, secção Rio Grande do Norte (ABD/RN).


O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, lançou o edital "Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa Metragem e do Gênero Ficção". Serão escolhidos dez roteiros em todo o Brasil, quatro deles necessariamente escritos por estreantes e os demais por não estreantes. A cada roteiro selecionado será dado um valor de R$ 50 mil.


O Núcleo de Qualificação e Empreendedorismo Cultural surgiu da necessidade de qualificar os agentes culturais, artistas, produtores e demais profissionais da área em relação à crescente demanda de editais de patrocínios para projetos.


O intuito do núcleo é desenvolver uma consciência acerca do processo de participação e ensinar, passo a passo, como inserir as ideias existentes nos critérios e formatos dos editais. "O RN é um dos estados que menos envia projetos a nível nacional. Precisamos mudar essa realidade", afirma o coordenador do núcleo. Além disso, complementa Henrique José, "outro objetivo é o fomento à captação de recursos de fora para a cidade".


Oficinas para capacitar interessados que pretendem se inscrever na Lei Djalma Maranhão também serão oferecidas pelo novo setor, bem como outros projetos em fase de andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário