segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ROMA COMEMORA 100 ANOS DO FUTURISMO


Desde o dia 20 de janeiro até 16 de maio a cidade de Roma celebra os 100 anos do Futurismo,o movimento artístico e ideológico fundado em 1909 por Filippo Tommaso Marinetti. A prefeitura da cidade de Roma, capital italiana, está organizando uma série de eventos culturais com a intenção de se transformar em uma cidade futurista para prestar homenagem a um dos movimentos mais controversos do século 20, que pretendeu revolucionar as ideias, a arte, a literatura e até a linguagem e acabou sendo identificado com o fascismo devido à militância de seu fundador no Partido Fascista.



46 espetáculos, eventos e exposições sob o lema "Futuroma", serão organizados e animarão a cidade segundo esse espírito futurista. Junto com o jogo de raios de luz que iluminará a Cidade Eterna, uma série de exposições vai inaugurar o evento, entre elas a do artista britânico Brian Enho, que realizará uma instalação especial para o evento, e outras duas organizadas pelo Centro Georges Pompidou (Paris) e o Tate Modern (Londres).



"Com "Futuroma" queremos comemorar o nascimento do Futurismo e também demonstrar que é um movimento vivo", indicou Umberto Croppi, encarregado de assuntos culturais da prefeitura durante uma apresentação à imprensa.


A força do movimento de vanguarda, oficialmente nascido em 20 de fevereiro de 1909 após a publicação em um jornal francês do 'Manifesto Futurista' por Marinetti (1876-1944), consistiu em romper com a estética tradicional, renovar profundamente as técnicas e os princípios artísticos e exaltar a velocidade, a máquina e o movimento. É considerado o primeiro dos movimentos de vanguarda artística que marcaram o século 20 e abriu caminho para novas correntes que deram ar novo à arte, influenciando artistas como Marcel Duchamp, Fernand Léger e Robert Delaunay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário