quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MOSTRA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO CINEMA POLACO



Uma boa pedida para quem está ou viaja para Brasília é a mostra referente ao centenário do cinema polonês que fica em cartaz de 10 de fevereiro a 1º de março, no Centro Cultural Banco do Brasil. Depois disso a mostra segue para outras cidades. As ações em comemoração aos 100 anos da indústria cinematográfica na Polônia estão sendo apresentadas pela primeira vez no Brasil, com curadoria da Embaixada Polonesa, que selecionou 14 trabalhos de destaque que retratam o panorama de um século de história cineasta e cultura de um País. Ilustra sua riqueza, criatividade e aspectos específicos da criação em várias épocas.

Os filmes foram desenvolvidos por cineastas reconhecidos mundialmente, como Wajda, Zanussi, Jakimowski, Bugajski, Kawalerowicz. Apoio: Embaixada da República da Polônia no Brasil, Polish Film Institute, Associação Mañana, Babel Studio.

A programação inclui filmes recentes como também uma certa retrospectiva da ficção polaca: Tchau, até Amanhã (80 min)– A Dívida (97 min) - O Homem Obstinado (78 min) – Praça do Salvador (105 min), entre outros!


O Homem Obstinado, de Henryk Szaro, (Mocny człowiek, Polônia, 1929) é um dos filmes da mostra
A mostra está sendo organizada pela Agência de Promoção Mañana, pela Babel Studio, pelo Intituto Polaco de Arte Cinematográfica e Embaixada da República da Polônia no Brasil.

A caravana começa por Brasília e Rio de Janeiro entre os dias 10 e 28 de fevereiro, seguindo para Belém, entre 10 e 18 de março, continuando até São Paulo, entre os dias 9 e 19 de abril. Até julho a mostra, a cada dez dias, estará em Goiânia, Salvador, Palmas-TO, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Erechim e Porto Alegre.

Para ver as sinopses você pode entrar aqui: http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/bsb/NoticiaDetalhe.jsp?Noticia.codigo=165311

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, poeta. Vou visita-lo com frequência. Abraços.

    Cefas

    ResponderExcluir